Conheça o poder do novo LG G3

Por Redação | 27 de Maio de 2014 às 16h30
Tudo sobre

Cercado de rumores e expectativas, o lançamento do LG G3 finalmente aconteceu nesta terça-feira (27), confirmando algumas e apresentando outras melhorias entre uma geração e outra do topo de linha da empresa sul-coreana. O evento, que aconteceu em Londres, foi transmitido mundialmente.

"Simple is the new Smart." Ou "O Simples é o novo Inteligente" foi a tônica da apresentação, que destacou inicialmente três pontos: a tela, a câmera e o design. Em seguida, os executivos também mostraram três outras funções "smart": Smart Keyboard, Smart Notice e Smart Security.

LG G3

LG G3 e HTC M8, lado a lado (Foto: The Verge)

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Tela

A tela, com resolução Quad HD, tem qualidade quatro vezes melhor do que as HD, de alta resolução. Isso acontece porque os pixels que compõem as dimensões 2560 x 1440 são 44% menores do que os convencionais, o que aumenta a sensação de nitidez e imagem cristalina.

Uma das preocupações, de acordo com a apresentação, foi também criar uma tela que oferecesse amplo campo de visão e conforto no manuseio. Assim, a parte frontal do aparelho tem 76,4% do espaço dedicado ao display e o restante para o usuário segurar e utilizar o telefone.

Quando se fala em tela, obviamente uma das grandes preocupações é o consumo de bateria. Para otimizar o seu, a LG então pensou em ações para minimizar o uso em processos secundários, resumindo também atividades principais. Essa manobra, de acordo com a empresa, pode tornar a carga 20% mais eficiente.

LG G3

Simplicidade chama a atenção no visual do G3 (Foto: The Verge)

Câmera

A prioridade do G3 tem muito mais a ver com o momento em que as imagens estão sendo registradas do que com o poder de resolução. Ainda que tenha impressionantes 13 MP, a grande atração aqui é o autofoco a laser, que garante a estabilização em 0,276 milissegundos, o equivalente ao piscar dos olhos.

Além disso, a empresa também oferece a função de bater fotos apenas tocando na tela e não no botão específico, o que normalmente toma tempo do usuários.

As "selfies" também foram lembradas, com uma funcionalidade especial para isso. A câmera frontal ganhou lentes especiais que aumentaram a resolução, e agora é só gesticular frente ao visor para que o G3 faça o registro do auto-retrato.

LG G3

Detalhe para a câmera de 13 MP (Foto: The Verge)

Design

Como simplicidade foi o grande tema da apresentação, então nada mais justo do que comentar o visual "clean" do G3. A aparência, apesar de ser de metal polido, é composta em sua maioria por plástico e feito com uma curvatura para facilitar o encaixe da mão.

O G3 terá disponibilidade inicial para as capas nas cores Metallick Black (preta), Silk White (branca), Shine Gold (dourado), Moon Violet (roxa) e Burgundy Red (vermelha).

Smart Keyboard

O teclado virtual do G3 também apresenta mudanças, visando minimizar o movimento das mãos e dos olhos. Agora, para selecionar as sugestões do aparelho, basta deslizar os dedos para fora do teclado. E, para apagar, é só esfregar sobre a barra de espaços, de forma intuitiva.

Foi incluído também o "Smart Touch", que "aprende" seus hábitos de digitação, oferece sugestões e "compreende" melhor a maneira como o usuário pressiona as teclas.

Smart Notice

Essa é uma das coisas que mais chamaram a atenção. É uma maneira do aparelho "dialogar" com seu dono. Por exemplo, o telefone lembra o usuário de retornar uma ligação perdida ou de adicionar um contato inexistente em sua agenda.

Também sugere para o usuário levar um guarda-chuva no caso de mau-tempo e dá dicas semelhantes, de acordo com a localização. A função Smart Cleaning lembra o usuário de coisas que não estão sendo utilizadas, para otimizar a memória e armazenamento do aparelho.

Smart Security

Como uma das maiores preocupações atualmente é com relação a segurança, o G3 traz funcionalidades especiais para isso. A primeira é o Knock Code incorporado ao Knock On: além de "despertar" o celular dando apenas uma batida na tela, o usuário poderá configurar o código de destravamento por meio de batidas sincronizadas. Isso já existe em outros dispositivos semelhantes e foi incorporado de forma mais fluída neste aparelho.

O "Content Lock" é outra medida que dá uma camada a mais de segurança, já que oferece maneiras de bloquear o conteúdo de suas pastas, que não podem nem mesmo ser visualizadas se conectadas a um computador.

O "Kill Switch" é a mais popular das novidades para segurança, pois permite que usuário inutilize remotamente seu aparelho em caso de roubo.

Outros recursos

Outros recursos envolvendo as várias funcionalidades e múltiplas plataformas de maneira simplificada também foram apresentados.

Com o G3, basta acionar a funcionalidade "Quick Circle" para interagir com menus para tirar fotos, ouvir música e fazer chamdas, por exemplo. Também há maneiras de se conectar com carregadores sem fio, tablets, fones via bluetooth e dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes.

LG G3

Galeria de fotos com os novos G3 (Foto: The Verge)

Especificações gerais

O LG G3 vem com tela de 5,5 polegadas com resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels, processador quad-core Snapdragon 801 2.5 GHz com 2 GB ou 3 GB de memória RAM e 16 GB ou 32 GB de armazenamento, compatível com cartão microSD de 128 GB. A câmera traseira tem 13 MP com autofoco laser e flash dual LED e a frontal tem 2.1 MP. A bateria conta com 3.000 mAh, o sistema operacional é o Android 4.4 e o aparelho traz conectividade 4G, Wi-Fi e Bluetooth.

Ainda não há previsão de preço ou da chegada do LG G3 às prateleiras.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.