Apple já é a quinta maior empresa dos Estados Unidos

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 12h01

A Apple continua subindo mais degraus no ranking das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, compilado anualmente pela revista Fortune. Após conquistar a 17ª posição em 2012 e subir para a 6ª colocação no ano seguinte, a companhia de Cupertino está, agora, em 5º lugar, ganhando mais destaque em 2013.

De acordo com a publicação, o aumento nas vendas do iPhone e a chegada do aparelho a mercados asiáticos foi o principal responsável pela crescimento, juntamente com as estratégias para trabalhar no mercado de conteúdo digital. A revista atribuiu à Apple um valor total de US$ 170,9 bilhões, com lucros anuais de US$ 37 bilhões.

A compra da Beats Electronics e, mais especificamente, do serviço Beats Music também foi citada como um exemplo desse segundo quesito. Para a Fortune, mesmo com a competição ferrenha no mercado musical, a Maçã soube se posicionar no segmento e, mesmo que com certo atraso, está se preparando para seguir as tendências e ir até onde os usuários estão.

Por outro lado, a Fortune não deixou de lembrar os desafios constantes no mercado de celulares, com concorrentes capazes de lançar aparelhos em maior quantidade e com mais frequência. Além disso, não foi esquecida a queda no faturamento registrada em 2013, um dado que, apesar de não ter reduzido a importância da Apple, representa o primeiro resultado negativo para a companhia em mais de uma década.

Como em 2013, o Wal-Mart ficou com o topo do ranking, com vendas de quase meio trilhão de dólares e batendo mais uma vez a ExxonMobil. Em terceiro lugar está a Chevron e, em quarto, a Barkshire Hathaway, que completam com a Apple o top cinco de empresas mais lucrativas dos Estados Unidos. O ranking completo, com todas as 500 empresas, pode ser consultado no site da publicação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.