Acesse o Chromecast pelo controle remoto da TV

Por Redação | 17 de Março de 2015 às 15h33

Uma função que deve agradar bastante aos usuários constantes do Chromecast foi adicionada em uma atualização gratuita lançada nesta semana. Agora, é possível usar o controle remoto da sua televisão para realizar operações básicas no dongle de conteúdo do Google, como pausar ou continuar a reproduzir um vídeo, por exemplo.

O segredo por trás de tudo isso é a função HDMI-CEC, que permite a comunicação entre televisores e outros aparelhos ligados pela porta, como é o caso de video games ou players de Blu-ray. Disponível em boa parte dos produtos que estão no mercado hoje, a ideia é permitir que as funções mais primordiais deles sejam controladas a partir de um único controle, além de tornar certas operações mais rápidas. O recurso permite que, por exemplo, a TV seja ligada automaticamente e vá para o canal correto quando o usuário ativa o PlayStation 4.

Muitas marcas, porém, acabaram adotando nomenclaturas próprias para a função, como é o caso do sistema Anynet, da Samsung, ou do Theatre Sync, da Sony. Mas em todos os casos, a função é basicamente a mesma e deve ser habilitada automaticamente. Se você tem um Chromecast, a melhor forma de saber se a novidade vai funcionar para você é tentar pressionar os botões de pausa ou reproduzir no controle e ver se algum resultado é exibido na tela.

Segundo as informações do site da PC World, a novidade é compatível com boa parte dos apps disponíveis para o acessório, como o YouTube ou HBO Go, com a Netflix sendo uma ausência notável. Porém, apenas os dois recursos já citados funcionam, e não é possível, por exemplo, adiantar ou retroceder um programa que esteja sendo assistido. Também não dá para trocar de software ou escolher um novo programa, e para isso, você vai precisar recorrer ao celular ou tablet.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.