Publicidade

9 em cada 10 brasileiros consideram carteiras digitais seguras, diz pesquisa

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Junho de 2022 às 17h20

Link copiado!

envato/dolgachov
envato/dolgachov

A pandemia gerou uma evolução no comportamento dos usuários em relação ao avanço da tecnologia dos meios de pagamentos. É o que revela uma pesquisa global da multinacional de gerenciamento de informações Experian. O resultado mostra que que no Brasil 87% das pessoas consideram as carteiras digitais seguras. A confiança por aqui é maior que a soma dos participantes de 20 países.

A pesquisa realizada em março de 2022 revela como os consumidores interagem com os serviços de e-wallets, mais conhecidas como carteiras digitais, dispositivos virtuais que diminuem a necessidade de usar uma carteira física.

Documentos, dinheiro, recibos, entre outros itens, já têm versões digitais, e podem ser acessados por dispositivos móveis. E as carteiras virtuais vêm sendo amplamente utilizadas para compras no mundo digital e no nosso dia a dia. Além disso, elas ainda permitem ao usuário realizar pagamentos por aproximação, substituindo de vez o objeto tradicional que carregamos nos bolsos para isso.

Continua após a publicidade

Caio Rocha, gerente de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, destaca o crescimento da digitalização dos meios de pagamento. “A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente”. Rocha também frisa a importância de as empresas terem estratégias muito bem definidas de verificação de identidades e prevenção de fraudes, para, claro, garantir uma boa experiência do usuário e proporcionar segurança.

Segundo a pesquisa, além da confiança nas carteiras digitais, 87% dos brasileiros entrevistados também confiam em aplicativos de comércio eletrônico para fazer compras online. Um número também superior quando comparado ao resultado global, que, na de participantes de todos os países, foi de 65%.

O levantamento realizado pela Experian, mostra que, apesar da evolução dos consumidores na hora de comprar e pagar, velhos hábitos ainda continuam, como o uso do tradicional cartão de crédito, o meio de pagamento mais lembrado pelos participantes da pesquisa. O item foi citado por 90% dos entrevistados brasileiros, diante de 80% os consumidores globais.

Continua após a publicidade

Já com relação aos códigos QR, a pesquisa revela que 82% dos entrevistados brasileiros que se sentem seguros com essa modalidade de transação. A média global mostra que 65% confiam em usar esse modo de pagamento.