Airdrop de criptomoedas: saiba o que é e como funciona

Airdrop de criptomoedas: saiba o que é e como funciona

Por Diego Marques | Editado por Claudio Yuge | 20 de Junho de 2022 às 18h20
Envato/ArtRachen

O airdrop é uma estratégia muito utilizada por empresas de criptomoedas. As organizações distribuem criptos ou tokens para usuários, afim de promover um novo projeto blockchain. É uma maneira que as instituições encontraram para incentivar o uso de seus tokens.

Os airdrops geralmente fazem parte de uma campanha de marketing em que os interessados em ganhar os ativos precisam cumprir algumas "missões" nas redes sociais e postagens em blogs; ou apenas ativar uma carteira virtual e receber os mimos.

Na busca para trazer visibilidade para o projeto, as startups investem nas mais diversas estratégias. O airdrop auxilia as empresas a lançarem suas criptomoedas com uma quantidade razoável de investidores armazenando ou negociando esses ativos. Isso é importanto para o ciclo de vida de uma moeda digital, que depende de quantas pessoas estão utilizando o token. Portanto, esse tipo de ação ajuda a construir uma base inicial de usuários, a partir de uma oferta que não os obriga a gastar dinheiro em algo que talvez não conheçam.

Um airdrop de criptomoedas é a maneira que uma empresa busca para promover seu projeto (Imagem: Reprodução/Envato-jirkaejc)

Como evitar golpes nos airdrops?

Vale destacar que, às vezes, airdrops podem ser usado como uma estratégia para promover alguma atividade ilegal. De modo a evitar fraudes, especialistas aconselham que os interessados façam pesquisas na internet sobre a criptomoeda e a empresa que está promovendo a campanha de distribuição de criptos. Visite fóruns e sites oficiais para garantir que você está participando de um processo legítimo.

Um exemplo de airdrop fraudulento, é quando os golpistas anunciam a distribuição de tokens com o objetivo de fazer o usuário conectar sua carteira a um site falso de alguma conhecida. Assim que a vítima, sem perceber que se trata de uma cópia da página original, conecta a carteira, acaba tendo suas criptos roubadas. Neste caso, o ideal é prestar muita atenção no endereço do site.

Outro tipo de golpe muito comum envolvendo airdrop de criptomoedas, é quando o investidor recebe a promessa de ganhar alguma moeda digital gratuita, sob a condição de primeiro enviar criptos para a carteira de um desconhecido. A "justificativa" é de que, somente assim, os "tokens gratuitos" são liberados. Desconfie, pois um projeto sério não costuma estabelecer uma regra como essa para premiar os investidores.

A maioria dos golpistas usa as redes sociais para divulgar falsas campanhas de airdrop, ou oferecer algum tipo de "ganho fácil". Assim, fique atento, pode ser um cibercriminoso pronto para tentar te enganar.

Fonte: Terra

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.