Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 cursos de linguagens de programação online e gratuitos

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Março de 2022 às 19h20

Link copiado!

Reprodução/Luke Peters/Unsplash
Reprodução/Luke Peters/Unsplash

Se tratando de aprender a programar softwares, a prática é a melhor forma de desenvolvedores novos entenderem como essa atividade funciona — só que, ao mesmo tempo, se os estudantes não tiverem um guia funcional e um lugar para tirar dúvidas, o processo pode continuar complicado.

Sabendo dessa necessidade, o site BuiltIn criou uma lista com 14 cursos (em inglês) que podem auxiliar estudantes a se tornarem programadores aptos. Confira a seguir:

JavaScript.info

Continua após a publicidade

O Javascript.info é menos um curso e mais uma enciclopédia de informação sobre JavaScript, ideal para iniciantes. Em cada um dos tópicos abordados na página, explicações a fundo da utilização de cada recurso e exemplos são mostrados.

Além disso, o Javascript.info também conta com uma sessão de desafios, em que o site faz os estudantes colocarem a mão na massa para poderem desenvolver e treinar a sintaxe da linguagem de programação.

The Odin Project

Para quem já sabe o básico de JavaScript e quer começar a avançar os estudos, o The Odin Project é uma ótima opção. O site oferece cursos da linguagem de programação que vão desde o básico até como desenvolver códigos assíncronos na plataforma.

Na progressão dos cursos da plataforma, os estudantes também devem apresentar projetos para poder avançar, o que faz com que ao mesmo tempo que estejam vendo a teoria, também estejam colocando a mão na massa.

Khan Academy

Continua após a publicidade

A Khan Academy é uma velha conhecida dos estudos online, em especial sobre competências básicas como matemática e ciências - mas a plataforma também conta com cursos de programação, entre eles JavaScript.

Assim como nas outras disciplinas disponíveis na plataforma, o curso de JavaScript da Khan Academy conta com uma grande variedade de exercícios práticos e aulas em video — além de fóruns para discussões de dúvidas.

Python Tutorial for Begginers

Saindo do JavaScript e focando em Python, temos essa série de tutoriais feitos pelo desenvolvedor Corey Schafer. Neles, todo o processo básico para começar a desenvolver nessa linguagem é explicado, até mesmo a criação do ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade

A série não conta com oportunidades dos estudantes colocarem a mão na massa e serem avaliados, até pela natureza do YouTube, mas na descrição sempre é possível encontrar os projetos mostrados nas aulas compilados e prontos para serem estudados ou modificados.

Mozilla

Node.js é algo muito utilizado no desenvolvimento de programas hoje em dia, então encontrar guias pode ser um passo importantes para estudantes interessados nessa competência.

A Mozilla, empresa desenvolvedora do navegador Firefox, oferece um curso curto, mas bem abrangente sobre o uso do Node, inclusive oferecendo exercícios para prática da sintaxe do código.

Continua após a publicidade

Além disso, o curso também conta com dicas de Express, permitindo assim que usuários possam sair dele já sabendo como utilizar o Node para desenvolvimento backend de aplicações web.

Full Stack Open

Elevando a complexidade para além do Node, o curso oferecido no Full Stack Open ensina como construir aplicações utilizando React e MongoDB em conjunto - competências que crescem no mercado.

Continua após a publicidade

Os guias do site são repletos de capturas de tela e exemplos de código, buscando orientar os estudantes e fazer com que eles não se percam no ensino - e também são altamente detalhados, prevendo situações de dúvidas que normalmente aconteceriam somente em classes presenciais.

Baeldung

Dedicado para aprendizado de Java, o site Baeldung oferece tutorias de programação e cursos para todos os níveis de experiência, sejam iniciantes ou veteranos. O único porém é que algumas das aulas mais complexas são pagas, o que pode afastar alguns estudantes.

Por fim, toda aula do Baeldung conta com repositórios no GitHub que permitem o acesso de estudante aos códigos, que após baixados podem ser modificados como forma de praticar a competência.

Continua após a publicidade

Stanford university’s programming methodology

O último curso da lista é da Universidade de Stanford, sendo dividido em um total de 28 aulas de 50 minutos cada. Nelas, os estudantes são expostos ao básico e situações mais complexas do Java, assim como explicações sobre como a linguagem interage com criptografia e a memória dos computadores.

Em geral, ele é um dos cursos mais completos de Java disponibilizados gratuitamente, mas é importante frisar que seu ritmo é mais lento que outros, o que pode afastar alguns estudantes.

Fonte: BuiltIn