8 cursos de linguagens de programação online e gratuitos
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |
Se tratando de aprender a programar softwares, a prática é a melhor forma de desenvolvedores novos entenderem como essa atividade funciona — só que, ao mesmo tempo, se os estudantes não tiverem um guia funcional e um lugar para tirar dúvidas, o processo pode continuar complicado.
- 10 linguagens de programação mais indicadas para estudantes em 2022
- 10 linguagens de programação que o mercado vai exigir em 2022
Sabendo dessa necessidade, o site BuiltIn criou uma lista com 14 cursos (em inglês) que podem auxiliar estudantes a se tornarem programadores aptos. Confira a seguir:
JavaScript.info
O Javascript.info é menos um curso e mais uma enciclopédia de informação sobre JavaScript, ideal para iniciantes. Em cada um dos tópicos abordados na página, explicações a fundo da utilização de cada recurso e exemplos são mostrados.
Além disso, o Javascript.info também conta com uma sessão de desafios, em que o site faz os estudantes colocarem a mão na massa para poderem desenvolver e treinar a sintaxe da linguagem de programação.
The Odin Project
Para quem já sabe o básico de JavaScript e quer começar a avançar os estudos, o The Odin Project é uma ótima opção. O site oferece cursos da linguagem de programação que vão desde o básico até como desenvolver códigos assíncronos na plataforma.
Na progressão dos cursos da plataforma, os estudantes também devem apresentar projetos para poder avançar, o que faz com que ao mesmo tempo que estejam vendo a teoria, também estejam colocando a mão na massa.
Khan Academy
A Khan Academy é uma velha conhecida dos estudos online, em especial sobre competências básicas como matemática e ciências - mas a plataforma também conta com cursos de programação, entre eles JavaScript.
Assim como nas outras disciplinas disponíveis na plataforma, o curso de JavaScript da Khan Academy conta com uma grande variedade de exercícios práticos e aulas em video — além de fóruns para discussões de dúvidas.
Python Tutorial for Begginers
Saindo do JavaScript e focando em Python, temos essa série de tutoriais feitos pelo desenvolvedor Corey Schafer. Neles, todo o processo básico para começar a desenvolver nessa linguagem é explicado, até mesmo a criação do ambiente de trabalho.
A série não conta com oportunidades dos estudantes colocarem a mão na massa e serem avaliados, até pela natureza do YouTube, mas na descrição sempre é possível encontrar os projetos mostrados nas aulas compilados e prontos para serem estudados ou modificados.
Mozilla
Node.js é algo muito utilizado no desenvolvimento de programas hoje em dia, então encontrar guias pode ser um passo importantes para estudantes interessados nessa competência.
A Mozilla, empresa desenvolvedora do navegador Firefox, oferece um curso curto, mas bem abrangente sobre o uso do Node, inclusive oferecendo exercícios para prática da sintaxe do código.
Além disso, o curso também conta com dicas de Express, permitindo assim que usuários possam sair dele já sabendo como utilizar o Node para desenvolvimento backend de aplicações web.
Full Stack Open
Elevando a complexidade para além do Node, o curso oferecido no Full Stack Open ensina como construir aplicações utilizando React e MongoDB em conjunto - competências que crescem no mercado.
Os guias do site são repletos de capturas de tela e exemplos de código, buscando orientar os estudantes e fazer com que eles não se percam no ensino - e também são altamente detalhados, prevendo situações de dúvidas que normalmente aconteceriam somente em classes presenciais.
Baeldung
Dedicado para aprendizado de Java, o site Baeldung oferece tutorias de programação e cursos para todos os níveis de experiência, sejam iniciantes ou veteranos. O único porém é que algumas das aulas mais complexas são pagas, o que pode afastar alguns estudantes.
Por fim, toda aula do Baeldung conta com repositórios no GitHub que permitem o acesso de estudante aos códigos, que após baixados podem ser modificados como forma de praticar a competência.
Stanford university’s programming methodology
O último curso da lista é da Universidade de Stanford, sendo dividido em um total de 28 aulas de 50 minutos cada. Nelas, os estudantes são expostos ao básico e situações mais complexas do Java, assim como explicações sobre como a linguagem interage com criptografia e a memória dos computadores.
Em geral, ele é um dos cursos mais completos de Java disponibilizados gratuitamente, mas é importante frisar que seu ritmo é mais lento que outros, o que pode afastar alguns estudantes.
Fonte: BuiltIn