73% dos usuários já esperam que lojas ofereçam entregas no mesmo dia
Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 28 de Janeiro de 2022 às 18h20
A depender dos consumidores, as entregas ultra rápidas (também conhecidas como entregas no mesmo dia) têm tudo para se tornar a regra no comércio eletrônico brasileiro. Isso porque mais de dois terços das pessoas que compram online já consideram fundamental esse tipo de serviço.
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Os dados são provenientes do novo estudo publicado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, que investigou o comportamento dos consumidores em torno do quick commerce, nome dado a lojas que oferecem essas entregas rápidas. Como resultado, foi possível inferir que embora o índice de aceitação seja alto, apenas 25% dos entrevistados disseram que estão dispostos a deixar de comprar em uma loja que não oferece entrega no mesmo dia.
No entanto, a realidade se mostra diferente da expectativa por rapidez da parte dos consumidores. De nove categorias de produtos analisadas pelos entrevistados do Capterra, para cinco delas os respondentes disseram que a entrega demora mais de cinco dias para chegar.
Produtos de casa e decoração, além de eletrônicos, são os que mais costumam demorar para serem entregues (43% e 38% respectivamente), segundo os consumidores. Já medicamentos e produtos farmacêuticos são os que chegam com maior velocidade ao comprador, com 34% dos entrevistados afirmando que esses itens são entregues em menos de uma hora.
Satisfação atrelada á velocidade de entrega
A pesquisa ainda mostra que a maior parte dos entrevistados (56%) atrela sua satisfação com o serviço dependendo da velocidade de entrega. Além disso, na seleção de um fornecedor, quase dois terços (64%) se disseram influenciados em algum grau pelo tempo de entrega oferecido por uma loja.
O estudo do Capterra, por fim, também mostrou que para os consumidores, há um desejo quase generalizado pela redução dos prazos de entrega, já que 95% indicaram que gostariam de diminuir os prazos de entregas.
"O estudo do Capterra demonstra que o tempo de entrega está alinhado ao tipo de mercadoria e sua finalidade. Portanto, é necessário que os varejistas conheçam as características de seus produtos para poder organizar uma operação logística rápida e eficiente", finaliza Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.