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5 tendências no comércio digital para o final do ano

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Setembro de 2022 às 22h30

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Os próximos meses trazem datas comerciais importantes, como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Segundo uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segundo semestre terá um faturamento de mais de R$ 70 bilhões.

Para Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, é preciso estar atento às tendências do mercado digital para alcançar um bom desempenho durante o período. "É preciso surfar na onda das tendências, acompanhar as inovações, os novos hábitos e preferências do público, e usar os recursos disponíveis para construir uma experiência de compra mais satisfatória", afirma.

Confira as principais tendências do comércio digital para os últimos meses do ano, a seguir.

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5 tendências no comércio digital para o final do ano

1. Live Commerce

A estratégia é vender produtos e serviços através de transmissões em tempo real, com descontos exclusivos para os espectadores. Através da interação, a empresa engaja com o cliente e o incentiva a comprar durante a apresentação.

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"O público interage com o apresentador, assiste a demonstrações de uso dos produtos e pode tirar dúvidas ao vivo, o que acaba também humanizando e estreitando o relacionamento”, destaca Vieira.

2. Metaverso

O Metaverso, espaço virtual em 3D em fase de expansão que visa proporcionar experiências imersivas e interativas, deverá movimentar bilhões de dólares nos próximos anos, segundo a Ernst & Young.

3. 4G e 5G

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A chegada do 5G e a ampliação das áreas de cobertura 4G trazem impactos para os e-commerces, ao aumentar a velocidade de transações, carregamento de páginas e a satisfação de consumidores. Os lojistas ainda terão mais oportunidades de negócios, ao explorar soluções com inteligência artificial (IA) e internet das coisas.

“Estratégias como live commerce e metaverso podem ser adotadas com mais efetividade com redes móveis mais velozes e conexões mais estáveis”, pontua o executivo.

4. Marketplaces

A adesão aos marketplaces, como Magazine Luiza, é uma forte tendência principalmente para oportunidades como a Black Friday.

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"O e-commerce está aprendendo a explorar as vantagens de se tornar ele próprio um marketplace, aumentando o portfólio de produtos que oferece ao público e os ganhos com vendas, pois além de faturar com suas próprias vendas, ele recebe pelos resultados alcançados por seus parceiros dentro da plataforma”, explica Vieira.

5. Voice Commerce

O Voice Commerce permite que o cliente faça uma compra utilizando apenas comandos de voz. Essa modalidade é possível através de IA e assistentes virtuais que respondem aos comando, possibilitando uma experiência fácil e rápida.