Publicidade

3 novidades do Pix que foram liberadas em 2025

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Além de comemorar cinco anos de existência, o Pix ganhou novos recursos e ficou mais seguro em 2025. Parte desse incremento vem do Pix Automático, que pretende substituir o tradicional débito automático, e as atualizações para impedir o uso indevido do sistema para aplicação de golpes.

3 recursos do Pix lançados em 2025

A seguir, conheça três novidades do Pix:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Pix Automático
  2. Reforço no MED
  3. Mudanças no cadastro de chaves

1. Pix Automático

O Pix Automático é outro avanço de 2025. A plataforma opera como um substituto ao débito automático, e chega com a promessa de facilitar o pagamento de assinaturas, atuando como uma alternativa ao cartão de crédito, conforme pontuou o Banco Central do Brasil (BC).

2. Reforço no MED

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) recebeu um reforço nos últimos meses. Em novembro, o BC atualizou as diretrizes do recurso para rastrear o dinheiro desviado em golpes, a fim de tornar a ferramenta mais eficaz no combate a fraudes e garantir a devolução dos recursos.

3. Mudanças no cadastro de chaves

Outra medida para combater o uso indevido do Pix se encontra nas novas regras para evitar a configuração de chaves de pessoas físicas e jurídicas com situação irregular na Receita Federal. A ação visa dificultar o trabalho de golpistas que administram identificadores com nomes diferentes.

5 anos de Pix

Continua após a publicidade

2025 também marcou o aniversário de cinco anos do Pix. Comemorada em 16 de novembro, a data celebra a estreia da modalidade que conquistou o Brasil, e facilitou não apenas transferências entre contas bancárias como ofereceu mais uma opção ao pagamento com cartão ou dinheiro.

De lá para cá, o Pix recebeu grandes evoluções, como é o caso do Pix por Aproximação, que permite realizar transações via NFC.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CAIU NO GOLPE DO PIX? Agora tem solução!