Você sabia que formigas têm dentes? E que seus dentes têm metais? Eis o motivo!
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você sabia que formigas têm dentes? Motivada pelas incríveis habilidades que esses dentes podem fornecer, a ciência buscou entender melhor como eles funcionam, e descobriu uma fina camada de átomos de metais pesados revestindo os elementos dentais dos insetos.
- 7 animais que têm superpoderes dignos de heróis dos quadrinhos
- Os 5 animais mais venenosos do mundo
- 7 animais tão fascinantes que inspiraram a criação de robôs
Os cientistas desconstruíram os dentes de uma formiga e encontraram átomos de zinco que endurecem tornam o dente bem afiado. O grupo extraiu dentes de uma colônia de formigas da Universidade de Oregon e conseguiu uma amostra bem pequena, com apenas alguns átomos de diâmetro.
Com essa amostra, os cientistas aplicaram uma técnica chamada tomografia de sonda atômica. Eles colocaram a amostra dentro de uma câmara a vácuo e, em seguida, puderam determinar o que os átomos eram e de onde eles vieram na amostra. É uma técnica originalmente concebida para analisar materiais feitos pelo homem. Mas, ao usá-la no dente de formiga, os pesquisadores determinaram quais átomos ficam na ponta do elemento dental.
Basicamente, esses átomos nos dentes permitem que a formiga, quando morde, cause muito mais danos à sua presa do que em outros casos, exigindo menos força. A ideia do grupo é que, à medida que aprendemos mais sobre como materiais como esses funcionam em invertebrados como as formigas, possamos descobrir como fazer materiais melhores na vida real. O plano é estender essas pesquisas, e não se limitar apenas a invertebrados: eles suspeitam que podem encontrar materiais afiados semelhantes nos dentes de outros bichos. O estudo está disponível para consulta.
Fonte: Popular Science