Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo: Comportas de Itaipu abrem com vazão maior que a das Cataratas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Janeiro de 2023 às 11h34

Link copiado!

Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binaciona
Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binaciona

Pela primeira vez desde 23 de outubro de 2021, as comportas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu Binacional foram abertas. A vazão liberada atinge a marca de 1,7 milhões de litros d’água por segundo, superando o fluxo nas Cataratas do Iguaçu, de 1,5 milhões.

A cena incomum na segunda maior hidrelétrica do mundo aconteceu neste sábado (14). A ação teve como objetivo o controle do volume no reservatório da usina, após as chuvas que abasteceram os afluentes do Rio Paraná. A liberação da água garante a segurança da barragem e acompanha outras usinas que já acionaram seus vertedouros recentemente, como as de Belo Monte e as das bacias do Rio São Francisco e do Rio Grande.

Continua após a publicidade

A produção de energia em Itaipu não é afetada. A demanda na usina é menor do que ela é capaz de produzir: de suas 20 unidades geradoras, 15 estão ativas e quatro estão disponíveis para acionamento caso seja necessário, enquanto uma está em manutenção. Estas unidades se localizam em outro ponto da barragem, diferente de onde as comportas foram abertas.

O gerente do Departamento de Operação do Sistema, Rodrigo Pimenta, vê a abertura como um bom sinal em relação às chuvas na região. “Depois da crise hídrica que vivemos em 2020 e 2021, tivemos, ao longo de 2022, uma recuperação significativa dos reservatórios da Região Sudeste, que fica acima do reservatório da Itaipu”, explicou.

O evento reuniu mais de 2 mil turistas e moradores da região de Foz do Iguaçu no Mirante do Vertedouro.

Continua após a publicidade

Fonte: ItaipuG1