Publicidade

Veja um "tsunami de lava" sendo expelido do vulcão Cumbre Vieja

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Canary Islands Volcanology Institute/Twitter
Canary Islands Volcanology Institute/Twitter

Na última quinta-feira (14), um terremoto de magnitude 4,5 atingiu a ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias. O novo tremor foi considerado o terceiro mais forte registrado desde o início das erupções do vulcão Cumbre Vieja, em setembro. Desde então, um “tsunami de lava” segue fluindo para fora do vulcão, de modo que 300 moradores das cidades de Tazacorte e La Laguna tiveram que deixar suas casas. 

O Canary Islands Volcanology Institute revelou um vídeo com imagens da lava fluindo, produzido na sexta-feira (15). “Hoje, uma das nossas equipes conseguiu filmar um verdadeiro ‘tsunami de lava’; velocidade e fluxos incríveis no canal de lava”, escreveram na descrição do vídeo. Segundo Vicente Soler, pesquisador do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o vulcão vem expelindo sedimentos que datam ao período de formação da ilha, há 2 milhões de anos. 

Confira:

Continua após a publicidade

Na filmagem, vemos o magma — cujas temperaturas chegam facilmente a 1.075 ºC — viscoso, fluindo para a cidade de La Palma. De acordo com informações do programa EU Copernicus Emergency Management Service, uma área com mais de 7,3 quilômetros quadrados foi submersa pela lava. O governo local estima que, desde o início da erupção, um total de aproximadamente 7.000 pessoas precisou ser evacuado, abandonando suas casas.

A ilha tem cerca de 85 mil habitantes e, por enquanto, não houve registros de vítimas da erupção do vulcão. Contudo, as autoridades se preocupam com a quantidade de dióxido de enxofre liberada, já que nuvens do composto podem causar problemas respiratórios — sendo que elas já chegaram a regiões do Caribe e de países europeus vizinhos. 

Continua após a publicidade

 

Fonte: Science Alert, Euronews, BBC