Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que não existe urso-polar na Antártida?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Março de 2022 às 13h40

Link copiado!

Mint_Images/Envato
Mint_Images/Envato

O urso-polar vive no Polo Norte — que, tal como o nome sugere, fica localizado no extremo norte do planeta; não se trata de um continente, por sua composição que se resume a gelo e calotas polares, e chama atenção pela vida animal, com direito a diferentes espécies de peixes, baleias, focas e leões-marinhos. Mas e na Antárdida, no extremo sul da Terra? Também há urso-polar?

Embora as regiões polares Norte e Sul tenham muita neve e gelo, o urso-polar habita apenas o Norte, então não seria possível encontrar um na Antártida. Segundo os especialistas, isso é bom para a vida selvagem na Antártida, porque o ecossistema local seria muito diferente se houvesse um predador como o urso-polar no topo da cadeia alimentar.

As principais razões que justificam a ausência de ursos-polares na Antártida são a evolução, localização e clima. Acontece que os ursos em geral evoluíram de mamíferos menores, cerca de 30 milhões de anos atrás, e os polares evoluíram entre 5 milhões e 150 mil anos atrás. Os ursos se espalharam pelo mundo através de pontes terrestres e pequenas travessias pelo oceano.

Continua após a publicidade

O urso-polar poderia sobreviver na Antártida?

Resumidamente, a Antártida foi separada de outros continentes por um vasto oceano, então a espécie teria uma grande dificuldade para se locomover até lá. Apesar de uma adaptação ao clima polar (a pele de um urso-polar é especialmente adequada para temperaturas que podem cair abaixo 30 graus Celsius negativos), as latitudes tropicais são muito quentes para que pudesse ser feita alguma tentativa de travessia.

No entanto, o urso-polar poderia viver na Antártida sem problemas, se ignorássemos todos esses fatores de locomoção. A Antártica conta com seis espécies de focas e cinco espécies de pinguins, e nenhum desses animais evoluiu para ser cauteloso com grandes predadores terrestres, o que provavelmente levaria ao colapso ecológico.

Continua após a publicidade

Fonte: Live Science, National Geographic, World Wild Life, Aurora Expeditions