Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tremor de terra atinge cidades no RS em meio a enchentes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Maio de 2024 às 10h23

Link copiado!

Ricardo Stuckert/CC BY-ND 2.0
Ricardo Stuckert/CC BY-ND 2.0

Nesta segunda-feira (13), durante a madrugada, habitantes da cidade gaúcha de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sentiram um terremoto de magnitude 2,3 na escala Richter. O tremor de terra tirou alguns moradores de casa, com medo de desabamentos, especialmente no centro e nos bairros de Madureira, Jardim América, Pio X e Universitário.

O evento ocorre em meio às chuvas e enchentes que afligem todo o estado do Rio Grande do Sul e gerou um aviso pelo Corpo de Bombeiros do município, que pediu aos moradores para deixarem suas casas caso notem rachaduras em paredes ou vigas. Tremores também foram sentidos nas cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.

Em consequência das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul, mais de 440 municípios foram afetados. No momento, as autoridades confirmam 143 mortes e 131 pessoas desaparecidas.

Continua após a publicidade

Causa do tremor de terra em RS

Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), as causas ainda precisam ser investigadas, com maior profundidade. Os tremores de terra podem ter sido resultado da acomodação do solo após as históricas enchentes no estado sulista. Embora esta seja uma possibilidade, é algo bastante raro nas circunstâncias atuais.

“Em geral, seriam necessários alguns  meses depois das chuvas para tremores desse tipo ocorrerem, mas não se pode descartar essa possibilidade. De qualquer forma, são necessários estudos aprofundados para afirmar com precisão as causas desses sismos”, afirma o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, que colabora com a RSBR, em nota enviada ao Canaltech.

A instituição informou os seguintes números em relação aos terremotos:

  • 03h03 - 2,3 mR (escala Richter) - Caxias Do Sul;
  • 02h58 - 2,3 mR - Caxias Do Sul;
  • 02h37 - 2,3 mR - Pinto Bandeira;
  • 01h48 - 2,4 mR - Bento Gonçalves.

A RSBR ainda lembra que a região gaúcha tem um histórico de tremores de terra, geralmente ficando entre as magnitudes de 2,0 e 3,0 mR. Na última década, 27 terremotos foram registrados na Serra Gaúcha, fazendo os especialistas suspeitarem de causas naturais para o fenômeno desta segunda-feira.

Há risco para população?

Continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Caxias do Sul, ao menos quatro bairros da cidade registraram os tremores, mas o órgão afirma não haver risco para a população por causa dos tremores de terra. Não houve deslizamento por conta dos tremores e não deve haver riscos posteriores. 

“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo Caio Torques, diretor da gestão ambiental, em nota. Ele defende a teoria da acomodação de camadas rochosas subterrâneas como causa dos tremores.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul