Publicidade

Terremoto no Chile gera tremor em São Paulo

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Reprodução/X
Reprodução/X

Na noite de quinta-feira (18), houve um terremoto de maginitude 7,3 no Chile — mais precisamente na região de Antofagasta, perto do deserto do Atacama. O caso resultou em um tremor em São Paulo, espalhando surpresa e medo entre os moradores, que compartilharam registros do ocorrido nas redes sociais.

De acordo com o Centro de Sismologia USP, o terremoto teve uma profundidade de aproximadamente 115km. 

"A capital paulista está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas. Não é tão raro assim, portanto, que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios", diz a organização.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, o grupo da USP tranquiliza: "Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas".

Tremor em São Paulo

O centro recebe depoimentos da população, sempre que há um tremor. Na última noite, diversos relatos surgiram da grande São Paulo: "Achei que estava com tontura, a sensação é que balançava lateralmente (direita/esquerda), a cortina e as roupas no varal dentro do apartamento balançaram e não tinha vento, desci pelas escadas do prédio porque achei que poderia ser algo da estrutura do prédio e que pudesse cair", diz a internauta Raysa S., que classificou o tremor na Vila Clementino (São Paulo - SP) às 22h50 com uma intensidade moderada.

"As janelas estralaram e as luminárias pendentes ficaram balançando por um bom tempo", escreve Sheila, outra internauta que classificou o tremor com uma intensidade moderada. "Houve uma sensação similar a uma ondulação,uma luminária de chão chegou a balançar, duração de cerca de 50 a 60 segundos", acrescenta Marcela. Ambas são da capital paulista.

Nas redes sociais, alguns moradores chegaram a sair de seus prédios quando sentiram os tremores:

Em vídeos compartilhados pelos usuários, podemos observar os objetos balançando, denunciando o tremor:

Continua após a publicidade

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os tremores foram leves tremores, e apresentam mínimos riscos de danos.

Terremoto no Chile

Segundo a SENAPRED (Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile), o terremoto aconteceu perto da fronteira com a Argentina, a 20 km ao sul de San Pedro de Atacama.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente do Chile, Gabriel Boric, ainda não há relatos de feridos: "Acaba de ocorrer um terremoto de média intensidade com epicentro perto de Antogesta. Já entrei em contato com o Delegado da região e até o momento não há relatos de feridos ou grandes danos, mas as equipes estão colhendo informações", escreveu em uma publicação no X.

Ao todo, o terremoto no Chile atingiu seis províncias: Tarapacá, Antofagasta, Atacama, Coquimbo, Arica e Parinacota. Mas não é considerado como grande intensidade. Tremores secundários foram relatados desde então.

Fonte: SENAPREDCentro de Sismologia USP