Atacama | Deserto mais seco do planeta está repleto de flores
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
O deserto do Atacama (Chile) é considerado o mais seco do mundo, mas o local surpreendeu o mundo inteiro nas últimas semanas, por causa do surgimento de flores por todo o local — mesmo em meio ao inverno. A última vez que algo assim aconteceu foi em 2015.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- DNA estranho e desconhecido é encontrado no Deserto do Atacama, no Chile
O deserto em questão já é acostumado com flores durante a primavera, mas esse nascimento em pleno inverno é considerado precoce e inesperado.
O que possibilitou o caso foi a ascensão de fortes chuvas recentes, atribuídas ao fenômeno climático El Niño. Na prática, a chuva fez com que florescesse mais cedo.
O El Niño causa aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial, especialmente na região central e oriental, e assim altera os padrões de circulação atmosférica. Com isso, acontecem mudanças climáticas, com aumento das chuvas em algumas regiões e secas severas em outras.
Desierto Florido
Em 2023, o governo do Chile se mobilizou para criar um parque nacional no Chile para proteger cerca de 570 quilômetros quadrados (km²) no Deserto do Atacama, por conta dessa superfloração. Trata-se do sexto parque nacional do norte do Chile, conhecido então como Desierto Florido.
Nos últimos 40 anos, o Atacama viu cerca de 15 superflorações. Esse fenômeno costuma acontecer entre setembro e meados de novembro.
Essa é só mais uma prova de que a natureza é mais complexa do que imaginamos. Os próprios pesquisadores por trás de um estudo da Frontiers in Ecology and Evolution reconhecem que há uma longa jornada pela frente até que a ciência entenda o processo ecoevolutivo que envolve o deserto florido.
De qualquer forma, durante a semana, as redes sociais se encheram com os registros desse evento:
A previsão é que haja mais chuvas para as próximas semanas na região, então podemos esperar flores em uma área ainda maior do deserto do Atacama.