Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seca histórica compromete produção de azeitonas e vinho na Espanha e em Portugal

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Julho de 2022 às 10h15

Link copiado!

Carlos Bonilla/Pixabay
Carlos Bonilla/Pixabay

As mudanças climáticas dos últimos 200 anos, causadas pelos gases de efeito estufa, alteraram um sistema de alta pressão atmosférica chamado Alto dos Açores. Com isso, partes de Portugal e Espanha estão sofrendo a maior seca do último milênio, prejudicando a produção de vinhos e azeitonas.

O Alto dos Açores é uma área da atmosfera que gira no sentido horário sobre partes do Atlântico Norte, exercendo grande influência no clima de longo prazo na Europa Ocidental. De acordo com um novo estudo, esse sistema de alta pressão sofreu mudanças “sem precedentes” no último milênio.

Simulações de modelos climáticos nos últimos 1.200 anos revelaram que o Alto dos Açores começou a se expandir, cobrindo uma área maior, à medida que a poluição com gases de efeito estufa, causada por humanos, começou a aumentar.

Continua após a publicidade

Essa expansão começou há 200 anos e continuou, ainda mais dramaticamente, durante o sec. XX. Como consequência, os invernos no Mediterrâneo ocidental tornaram-se mais secos. As simulações mostram que as precipitações (fenômenos relacionados à queda de água do céu, como neve, chuva e chuva de granizo) podem cair ainda mais, em 10% a 20%, até o final deste século.

Os autores do estudo disseram que a expansão do Alto dos Açores durante a era industrial pode diminuir a área adequada para o cultivo de uvas na Península Ibérica em pelo menos um quarto. Se o problema dos gases de efeito estufa não for resolvido, essas áreas podem desaparecer quase completamente até 2050.

Além disso, os pesquisadores preveem uma queda de 30% na produção de azeitonas no sul da Espanha até 2100. O estudo foi publicado na revista Nature Geoscience.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Geoscience; via: Phys.org