Publicidade

Santorini declara estado de emergência após terremotos

Por  | 

Compartilhe:
Heidi Kaden/Unsplash
Heidi Kaden/Unsplash

A Grécia declarou estado de emergência em Santorini por causa de uma série de terremotos. O mais forte desses tremores chegou a medir uma magnitude de 5,2. As autoridades locais alertaram na quarta-feira sobre um alto risco de deslizamento de terra em partes da ilha. 

O governo chegou a fechar escolas, enviar equipes de resgate e aconselhar os moradores a evitar portos e reuniões em ambientes fechados.

O porta-voz do governo, Pavlos Marinakis, revelou que para conter a situação, as unidades do exército, do corpo de bombeiros e da polícia foram enviadas para a ilha.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Declaração de emergência

De acordo com o Ministério da Crise Climática e Proteção Civil, o estado de emergência em Santorini vai durar até 3 de março, para permitir responder às necessidades da população e às consequências da atividade sísmica.

O temor é que um terremoto maior e potencialmente prejudicial ocorra em breve, mas não há como prever exatamente o que virá da atividade sísmica perto de Santorini.

Terremotos em Santorini

Esses terremotos começaram no fim de janeiro, e a princípio foi tudo gradual, com eventos de magnitude inferior a 3, quase imperceptíveis.

No entanto, no início de fevereiro, a atividade sísmica ganhou intensidade. Os terremotos se tornaram maiores e mais frequentes. Mais de 7 mil pessoas precisaram deixar a ilha grega.

O maior tremor (magnitude 5,2) aconteceu na noite de quarta-feira (5) — o mais forte registrado desde o início da atividade em 31 de janeiro. O caso foi seguido por mais sete tremores sucessivos registrando magnitude acima de 4. 

Continua após a publicidade

Mas de acordo com o geólogo Efthymios Lekkas, a possibilidade de um grande terremoto (maior que 6 na escala Richter) está diminuindo. Sua estimativa é que que o cenário mais provável envolve a atividade sísmica continuar por vários dias ou semanas com a mesma intensidade, no mesmo ritmo, ou seja: muitos terremotos.

Leia também:

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Crise Climática e Proteção Civil

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*