Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia suspende fornecimento de gás natural na Europa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Setembro de 2022 às 13h08

Link copiado!

fanjianhua/Freepik
fanjianhua/Freepik

A Rússia anunciou a interrupção no fornecimento de gás natural para a Europa nesta segunda-feira (5). O gasoduto Nord Stream 1 foi fechado e só terá as operações retomadas quando forem removidas todas as sanções econômicas aplicadas aos russos. Tais medidas foram tomadas pelos países europeus no começo da guerra contra a Ucrânia como forma de pressionar o Kremlin a interromper os ataques.

Hoje, o porta-voz do governo russo Dmitry Peskov anunciou se tratar de resposta russa às medidas econômicas aplicadas por União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. O gasoduto começa na cidade de Vyborg (Rússia) e vai até Greifswald (Alemanha) através do Mar Báltico, com um fornecimento 59,2 bilhões de metros cúbicos de gás natural em 2021.

Continua após a publicidade

Esta é a atitude mais severa implementada pelo governo de Vladmir Putin contra as nações ocidentais desde o início do conflito. Esse corte já estava sendo estudado há meses, mas tomou forma na última sexta-feira (2), quando a empresa estatal russa operadora do gasoduto disse que a interrupção ocorreria em breve e por tempo indeterminado.

O preço do gás natural cresceu mais de 30% na manhã de hoje devido à suspensão na oferta. As principais bolsas de valores negociam os contratos futuros com o preço reajustado, pois refletem o custo da commodity no mercado atacadista.

Corte foi causado por problemas nas turbinas

O corte no gás natural estaria relacionado às dificuldades em reparar as turbinas da Nord 1, fabricadas na Alemanha e no Canadá, dois países que sancionaram a Rússia. A União Europeia já teria revogado algumas sanções para permitir a compra das peças, mas os russos disseram não ser suficiente.

Continua após a publicidade

Líderes europeus reafirmaram nesta segunda não haver nada que impeça a Gazprom de fornecer gás ao continente. Se isto for comprovado, o governo russo poderia ser acusado de usar exportações de energia como arma de guerra, algo considerado grave. O governo russo alegou que os países ocidentais rejeitaram as garantias legais solicitadas pela estatal de gás para possibilitar o envio e recebimento das turbinas reparadas.

A Europa ainda recebe gás natural através de gasodutos que passam pela Ucrânia e pela Turquia. Essas rotas, no entanto, são consideradas insuficientes para abastecer o Velho Continente. A Nord 1 e Nord 2 são dois dos principais canais de distribuição energética para a Europa, por isso que a interrupção da primeira é considerada um duro golpe nos países ocidentais.

O gasoduto já vinha operando com apenas 20% da sua capacidade desde meados de agosto. Na semana passada, um reparo obrigou o gasoduto a paralisar a distribuição por dois dias. A retomada ocorreu no sábado (3) e agora a "torneira" foi fechada de vez até segunda ordem.