Publicidade

Raríssima aparição de pinguim todo preto é captada em vídeo; veja!

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Long Ma/Unsplash
Long Ma/Unsplash

Um "flagra" no reino animal! O fotógrafo belga Yves Adams fez um registro de um raríssimo pinguim todo preto na Baía de St. Andrews, na Ilha Geórgia do Sul. Coberto de penas pretas, o animal não tinha a característica barriga branca.

Se pinguins já são fofos, imagina um pinguim todo preto! De acordo com o próprio fotógrafo, é um efeito que atinge apenas um em cada centenas de milhares de pinguins. Ou seja, a esmagadora maioria tem outras cores em seu corpo.

Nos registros, podemos ver o pinguim em destaque, comparado com os demais. Apesar do bico com mancha amarelada, todo o resto é preto — até mesmo os pés:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Yves Adams também compartilhou os registros do pinguim raro em suas redes sociais, como o Instagram. Não demorou para que a fotografia conquistasse a atenção dos entusiastas da natureza:

Melanismo

A condição que torna o pinguim todo preto é chamada de melanismo. É a "ocorrência de indivíduos com pigmentação mais escura, seja como polimorfismos dentro de espécies ou como variação consistente entre espécies intimamente relacionadas", como define um estudo do periódico Journal of Thermal Biology

De acordo com o estudo, o melanismo — mencionado como uma mutação da característica que regula a cor do pelo, da pele ou das penas — é dada por um alelo que aumenta a quantidade de pigmentos escuros chamados melaninas (eumelanina) no fenótipo.

O resultado? Um verdadeiro charme genético, como é o caso desse pinguim todo preto raríssimo. E se você se impressionou com o caso, talvez também goste de saber do fóssil de pinguim gigante de 150 kg encontrado na Nova Zelândia.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Robô Pássaro

Fonte: IFL Science