Publicidade

Quantidade de resíduos de plástico aumenta drasticamente por causa da pandemia

Por| 04 de Maio de 2020 às 17h25

Link copiado!

Pexels
Pexels

Com as pessoas em suas respectivas casas durante essa pandemia que tem preocupado a população, é válido notar que a população diminuiu muito. É muito provável que você já notou ou ouviu falar que desde que o isolamento social teve início, o ar e a água do planeta ficaram mais limpos. No entanto, quando pensamos nisso, acabamos deixando de lado uma questão que também é muito importante: os resíduos de plásticos.

Acontece que muitos equipamentos de proteção individual e outros itens médicos, como máscaras e luvas, são de plástico. Grande parte deles está sendo descartada sem cuidado algum. Alguns membros da indústria de plástico estão aproveitando o medo e a incerteza em torno da pandemia para empurrar retrocessos de medidas ambientais conquistadas com muito esforço para reduzir a poluição por plásticos. 

Os resultados de um experimento publicado recentemente no The New England Journal of Medicine indicam que o coronavírus pode realmente persistir mais tempo nos plásticos do que em outros materiais. Os pesquisadores descobriram dados que mostram que o SARS-CoV-2 era mais estável em plástico e aço inoxidável do que em cobre e papelão, e vírus ​​foram detectados até 72 horas após a aplicação nessas superfícies, o que sugere, por exemplo, que os sacos de papel podem ser menos arriscados que os de plástico.

Continua após a publicidade

Cientistas da Ocean Conservancy temem que, se as reversões temporárias às proibições de plástico se tornarem permanentes, isso poderá prejudicar os esforços para reduzir o uso de plásticos de uso único e aumentar a poluição do plástico nos oceanos daqui para frente. Segundo a organização sem fins lucrativos, as sacolas plásticas são devastadoras para o oceano. Eles estão sempre entre os 10 principais itens coletados por voluntários na Limpeza Costeira Internacional anual da Ocean Conservancy. Eles também estão entre as formas mais mortais de detritos marinhos e podem persistir por décadas ou mais no meio ambiente.

Embora plásticos como luvas, máscaras e outros equipamentos médicos sejam importantes para proteger os trabalhadores da linha de frente, essa pandemia é um lembrete da quantidade de resíduos que produzimos e de como os gerenciamos ou administramos mal. De qualquer forma, proteja-se. E se puder, fique em casa.

Fonte: Forbes, The New England Journal of Medicine, Ocean Conservancy