Pesquisadores descobrem espécie de sapo com dentes no Vietnã
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

A equipe do Zoological Society of London (ZSL) anunciou uma espécie de sapo com dentes, totalmente nova para a ciência: o Oreolalax adelphos. O anfíbio foi encontrado pela primeira vez na cordilheira Hoàng Liên, no Vietnã.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Bufo alvarius | Veneno de sapo com efeito psicodélico causa surtos e é proibido
- Estas seis espécies de sapo recém-descobertas são menores que uma moeda
Batizado de sapo-denteado-do-Monte-Po-Ma-Lung, o animal tem uma fileira de dentes minúsculos no céu da boca. O corpo é coberto com manchas pretas e acinzentadas, além de características únicas como uma dobra estreita atrás dos olhos, um padrão manchado distinto na barriga e uma íris de dois tons.
O problema é que o habitat do sapo está sob ameaça. Por enquanto, a espécie já está classificada como ameaça crítica de extinção.
“É uma nova descoberta muito empolgante, e que destaca a necessidade de proteger as florestas da Cordilheira Hoàng Liên e sua notável biodiversidade. Nos últimos 10 anos, descrevemos 6 sapos e uma cobra como novas espécies para a ciência; agora temos a importante tarefa de trabalhar com nossos parceiros para conservá-los", diz o grupo, em comunicado.
Uma surpresa durante a expedição
A equipe também comenta que a descoberta da espécie é "surpreendente" e cita que o objetivo inicial da expedição era, na verdade, encontrar outra espécie.
"Enquanto pesquisávamos o Monte Po Ma Lung sob condições climáticas muito desafiadoras, nos deparamos com o que estamos entusiasmados por termos descoberto uma espécie que é nova para a ciência", dizem os autores.
O grupo também acredita que a descoberta ajuda a dar um passo rumo ao conhecimento sobre a verdadeira diversidade de anfíbios nas altas cadeias de montanhas do Vietnã. As informações estão disponíveis na revista Zootaxa.
Sapo com dentes
Mas não é de hoje que se tem registros de sapos com dentes. A última espécie viva com essa característica, até então, era a Gastrotheca guentheri. Um estudo da Evolution menciona que os sapos perderam e recuperaram os dentes várias vezes ao longo da evolução.