Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sapo tem dentes? Esta última espécie viva intriga cientistas até hoje

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Novembro de 2021 às 09h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A ideia de um sapo com dentes pode parecer loucura, mas é real! A última espécie viva com essa característica é a Gastrotheca guentheri, responsável por intrigar cientistas até hoje, e pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) se dedicaram justamente a entender tudo o que está por trás dessa raridade. As descobertas foram publicadas na revista científica Evolution.

Os pesquisadores estimam que, ao longo de sua história evolutiva, os sapos perderam e recuperaram os dentes várias vezes. O estudo também descreve algumas espécies de rãs que acabaram desenvolvendo grandes presas ósseas, projetadas de sua mandíbula. Mas apesar de parecerem dentes, essas presas não possuem dentina nem esmalte.

Por décadas, os especialistas ficaram em dúvida se as estruturas na mandíbula da Gastrotheca guentheri eram de ossos ou dentes mesmo. O estudo, disposto a esclarecer isso de uma vez por todas, citou dois desafios: encontrar um sapo da espécie (o que é bem raro) e confirmar a presença de dentina e esmalte nos dentes, algo que não dá para fazer sem o uso de técnicas de alta resolução.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores recorreram às tomografias computadorizadas para cumprir esse propósito, e descobriram dentina e esmalte nessas estruturas da mandíbula. Ou seja, não são ossos. O grupo estima que o segredo está na complexa via de desenvolvimento dentário retida na maioria dos anfíbios vivos. Recentemente, outro estudo destacou uma raridade: sapos que carregam seus ovos em "bolsos".

Fonte: Evolution