Publicidade

Orangotango viraliza ao ver o próprio reflexo no espelho pela 1ª vez

Por  | 

Compartilhe:
Rendy Novantino/Unsplash
Rendy Novantino/Unsplash

No início da semana, um novo viral tomou conta das redes sociais: o vídeo de um orangotango vendo o próprio reflexo no espelho pela primeira vez. O registro foi feito no Louisville Zoo, nos EUA.

A estrela do viral do TikTok é Amber, um orangotango que vez ou outra chama a atenção dos usuários das redes sociais com suas reações aos objetos que os visitantes apresentam para ela.

No caso do vídeo, a visitante coloca um espelho de frente para o animal, que imediatamente faz caras e bocas ao se deparar com a própria imagem. Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Amber é conhecida pelos internautas principalmente por seu costume de apontar para os objetos, como pode ver abaixo, em que ela aponta para um slime e para um catavento:

E não tem como fingir costume: nos comentários, os usuários mostram surpresa diante do comportamento de Amber. "É um humano?", um deles escreveu, na ocasião.

Animais se reconhecem no espelho?

Não é de hoje que a relação entre animais e a autoimagem intriga os seres humanos. Orangotangos e outros primatas, como os chimpanzés, passaram no teste de reconhecimento de espelho desde que os cientistas começaram a administrá-lo em 1970, por um estudo da Science.

Acontece que os cientistas testaram o reconhecimento de espelho em vérias espécies, que não se limitaram aos chimpanzés: foram até formigas, arraias e papagaios.

Nesse experimento, quatro chimpanzés foram anestesiados e marcados com tinta vermelha em seus rostos. Quando acordaram, eles examinaram as áreas que tinham sido marcadas no espelho, indicando um entendimento de que estavam se vendo.

Continua após a publicidade

Em um estudo feito pela American Psychological Association em 1973, os orangotangos se reconheceram e também identificaram marcas em seus corpos.

Teste do espelho

Pesquisas recentes mostram que vários animais, incluindo elefantes, golfinhos, pegas, pinguins-de-adélia e até camundongos, podem demonstrar algum nível de auto-reconhecimento ao se observarem em um espelho. Testes feitos com camundongos em 2024 (e publicados na revista Neuron) revelaram que eles removem marcas visíveis em seus corpos e ativam neurônios específicos do hipocampo ventral durante esse processo.

Peixes como bodiões-limpadores e arraias-manta também exibiram comportamentos sugestivos de autoconsciência, embora sua interpretação ainda gere debates.

Continua após a publicidade

Mas a confiabilidade do teste do espelho como medida definitiva de autoconsciência é questionada, pois alguns animais altamente inteligentes, como papagaios-cinzentos, falharam nele. Especialistas sugerem que a autoconsciência pode existir em diferentes níveis, em vez de ser um traço absoluto. De qualquer forma, não deixa de ser surpreendente quando um animal brinca com o próprio reflexo, como foi o caso da orangotango Amber.

Leia também:

VÍDEO | REDES SOCIAIS PARA PETS

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*