Olimpíadas 2024 | Onda de calor na França afeta os jogos
Por Fidel Forato | •
Após as chuvas que marcaram a cerimônia de abertura das Olimpíadas na França na semana passada, Paris é tomada por uma onda de calor. Devido às temperaturas, algumas modalidades do jogos olímpicos já foram afetadas, com a adoção de intervalos especiais. Também há preocupações com o público exposto ao sol em horários críticos, o que tem obrigado os organizadores a promover adaptações.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Olimpíadas 2024 | Fotos de satélite mostram locais dos jogos de Paris
"A França vive esta semana a primeira onda de calor do ano", afirma o Météo-France (serviço nacional de meteorologia), em nota. Nesta terça-feira (30), os termômetros em Paris chegaram a marcar 36,1°C. Em Granès, mais ao Sul, o calor foi de 41,1°C.
Diante do atual cenário, o primeiro-ministro francês Gabriel Attal orientou que as pessoas limitassem as atividades durante o dia e que se mantivessem hidratadas. Attal também disse que os organizadores das Olimpíadas 2024 estavam acompanhando de perto a “onda de calor”, segundo a agência de notícias AFP.
Impacto do calor nas Olimpíadas 2024
Por causa da onda de calor que afeta Paris, foram estabelecidos intervalos de 10 minutos entre alguns sets para os jogadores de tênis. No caso das partidas de futebol, também foram estabelecidas pausas. Para os atletas de ciclismo BMX, foram disponibilizados guarda-sóis, ventiladores e aplicações de gelo enquanto aguardam a hora de entrar na pista.
E não são apenas os atletas de alta performance que sofrem com o calor. Durante uma partida de vôlei de praia, perto da Torre Eiffel, voluntários usaram mangueiras para borrifar água no público, que não tinha uma sombra por perto para se proteger.
Em Versalhes, cidade onde estão sendo realizadas as provas de hipismo, foi ativado um plano de ação especial para proteger os cavalos das altas temperaturas. Os animais são constantemente monitorados com câmeras térmicas e podem ser resfriados em caso de necessidade.
Realizar as provas dos jogos olímpicos com a onda de calor não é algo simples, mas alguns atletas afirmam que estão mais adaptados a esse cenário. É o caso da ciclista australiana Natalya Diehm. "Nós, australianos, temos uma vantagem sobre outros países, devido aos nossos verões [quentes]", comentou à agência Reuters.
Previsão do tempo em Paris
A onda de calor deve dar uma trégua em breve, já que a previsão do serviço de meteorologia francês é de chuva para os próximos dias. "À medida que a massa de ar muito quente avança em direção ao norte do país, são esperadas trovoadas locais violentas", pontua.
Para o centro de Paris, estão previstas "tempestades potencialmente intensas" a partir desta noite. A projeção é que chova entre 20 e 40 mm num curto espaço de tempo, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Para quarta-feira (31), a expectativa também é de chuva na maioria das regiões.
Aqui vale pontuar que, caso as chuvas de fato ocorram, o comitê das Olimpíadas precisará repensar definitivamente como será realizada a prova de triatlo. Isso porque, com as chuvas, o nível de poluição e coliformes fecais aumenta no rio Sena, impedindo que os atletas nadem durante a prova. Ainda não se sabe como o problema será oficialmente contornado.
Fonte: AFP, Reuters, Météo-France