Publicidade

Nuvens em formato de ondas impressionam no céu dos EUA

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
Imagem: Reprodução/Rachel Gordon via Facebook/BBC
Imagem: Reprodução/Rachel Gordon via Facebook/BBC

Procurar formas nas nuvens é um passatempo que todo mundo já deve ter tido em algum momento da vida, mas não é todo dia que se vê um padrão como o que apareceu no estado norte-americano de Wyoming. Nuvens no formato de ondas impressionaram inúmeras pessoas ao vivo e também nas redes sociais.

O fenômeno aconteceu na última terça-feira (6), na cidade de Sheridan, a 520 quilômetros da capital do estado. Rachel Gordon, moradora local, registrou a incrível cena em foto que foi divulgada pela BBC: "Foi muito especial e logo soube que precisava registrar aquilo", disse em entrevista.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A explicação para as curiosas formas está na velocidade com que o ar se movimenta na atmosfera. Esta formação é conhecida como instabilidade de Kelvin-Helmholtz, em homenagem aos cientistas que estudaram o processo.

O que é instabilidade Kelvin-Helmholtz?

A instabilidade Kelvin-Helmholtz acontece quando uma corrente de ar se movimenta mais rapidamente do que a que passa logo abaixo. O fenômeno, porém, não está restrito à nossa atmosfera: ele acontece em outros planetas e é especialmente visível na Grande Mancha Vermelha de Júpiter.

Além de terem descrito o surpreendente fenômeno, ambos os cientistas que dão o nome a ele são responsáveis por grandes contribuições científicas.

Kelvin deu seu nome à escala de temperatura usada no Sistema Internacional de Unidades, tendo se dedicado aos estudos da termodinâmica, enquanto Helmholtz é mais conhecido pelas suas contribuições no campo do eletromagnetismo, mas também fez estudos de fisiologia e até psicologia.

Fonte: BBC