Publicidade

Nova onda de calor começa nesta segunda; quando ela acaba?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Nesta segunda-feira (30), o Brasil começa a sentir os efeitos de uma nova onda de calor, que é a oitava desde o início do ano, em sete estados. O aquecimento atípico para esta época vai afetar partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, persistindo ao longo da semana. A previsão é que o fenômeno dure até pelo menos sexta-feira (4).

A partir das previsões meteorológicas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de "perigo potencial" por causa da onda de calor, válido para sete estados e para o Distrito Federal. Nos locais afetados, a temperatura pode ficar 5 ºC acima da média. Entretanto, o risco à saúde é classificado como "leve".

Vale observar que as últimas ondas de calor que atingiram o país foram mais críticas, quando se observa a classificação do Inmet. O ponto é que o cenário ainda poderá se intensificar, dependendo das questões climáticas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nova onda de calor no Brasil

Conforme aponta o alerta do Inmet, a onda de calor de "perigo potencial" abrange as seguintes áreas do Brasil:

  • Paraná;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Distrito Federal.

Em outras áreas do país, estão em vigência alertas de baixa umidade, mas são poucos perto dos que foram observados nas últimas semanas. Outro problema que será enfrentado ao longo da semana é a questão das tempestades, como no Rio Grande do Sul ou no extremo do Mato Grosso.

Previsão da oitava onda de calor

"As temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, no interior de SP, no Tocantins e interior do Nordeste voltam a ficar cerca de 3 a 5 °C acima da média e as máximas podem atingir novamente valores próximos a 38 e 39 °C", afirma a previsão da empresa de meteorologia Climatempo. Inclusive, em Cuiabá e em Corumbá (ambas cidades no Mato Grosso), os termômetros podem chegar até os 42 °C (no pior dos cenários).

Entretanto, na noite de quarta-feira (2), está prevista a chegada de uma frente fria, que levará massas de ar frio para o Sul e para parte do Sudeste, entre quinta (3) e sexta (4). O movimento provocará uma "ligeira" queda nas temperaturas no leste e sul de São Paulo no fim de semana.

Continua após a publicidade

"Porém, mesmo com a chegada deste sistema, áreas do Brasil central continuarão muito quentes, com temperaturas acima da média ainda entre Minas, Goiás e parte do leste de Mato Grosso", detalha a empresa de meteorologia. Então, é possível que a onda de calor se estenda por mais alguns dias para além do previsto.

Para evitar complicações à saúde em uma onda de calor, o Ministério da Saúde indica algumas medidas básicas de cuidado, como beber bastante água e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, por exemplo.

Fonte: Inmet, Climatempo