Publicidade

Mistério! Iceberg preto é flagrado no Canadá e pode conter gelo de 100 mil anos

Por  |  • 

Compartilhe:
Hallur Antoniussen/Facebook
Hallur Antoniussen/Facebook

Iceberg preto? Pode isso? Pois no último dia 18 de maio, um pescador chamado Hallur Antoniussen avistou e fotografou um iceberg assim na costa de Labrador, no Canadá. O registro foi feito quando Antoniussen subiu no guindaste da embarcação e avistou a enorme estrutura escura a cerca de seis quilômetros de distância. Agora, cientistas ao redor do mundo pensam nas hipóteses que levam a esse fenômeno. 

Segundo o pescador, o iceberg apresentava uma aparência sólida, com tons de cinza escuro e preto, além de uma forma que lembrava um diamante.

Apesar de já ter presenciado dezenas de icebergs durante seus 50 anos de atividade pesqueira na Groenlândia e no Canadá, o pescador afirmou jamais ter visto algo semelhante. Ele rapidamente descartou a possibilidade de o tom escuro ser causado por sombras ou sujeira de praia, como acontece com icebergs que tombam após encalhar. “Este é completamente diferente”, comentou em entrevista à CBC Radio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A imagem foi publicada no Facebook por Antoniussen e viralizou rapidamente, acumulando centenas de compartilhamentos e comentários:

Um membro da tripulação havia contado 47 icebergs na área no dia anterior, no canal Hopedale. Antoniussen não acredita que seja um iceberg que tombou ou rolou na praia. 

Já vi icebergs rolando, ou que dizem ter rolado na praia com algumas pedras. Este aqui é completamente diferente. Não é só que ele é todo preto. Ele é quase... em forma de diamante. É algo que você não vê com muita frequência, e eu não ando por aí com uma câmera quando estou trabalhando. Então, corri para o meu quarto, peguei meu celular e tirei esta foto.

Iceberg preto pode ter gelo antigo

Especialistas levantam diversas possibilidades para explicar a coloração incomum. O físico Lev Tarasov, da Memorial University, sugere algumas hipóteses:

  • O iceberg preto pode conter gelo antigo, de até 100.000 anos, com sedimentos aglomerados. O gelo triturado contra a crosta terrestre por geleiras pode ter incorporado sujeira.
  • A atividade vulcânica subterrânea na Islândia pode ter tido influência
  • Pode ser poeira oriunda de um impacto de asteroide ocorrido no noroeste da Groenlândia.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras

Fonte: CBC