Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lago roxo na Alemanha intriga moradores, mas há uma explicação

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Abril de 2024 às 10h00

Link copiado!

Thu Truong/Pixabay
Thu Truong/Pixabay

No sul da Alemanha, a região da Baviera tem despertado a curiosidade dos moradores e dos turistas, para além de suas “típicas” belezas naturais, nos últimos dias. Isso porque um lago simplesmente mudou de cor, ficando roxo. Segundo especialistas, a nova coloração da água, observada no lago roxo, foi provocada por uma bactéria e é temporária.

A mudança de cor no lago alemão Allgäu não é completamente inédita. Há registros de que as suas águas já ficaram igualmente roxas em 2020 e 2021. Há alguns milhares de quilômetros de distância, o lago Kealia, no Havaí, também ficou púrpura recentemente. Até mesmo na Austrália, o lago Hillier já teve essa coloração.

Qual a explicação do lago roxo na Alemanha?

Continua após a publicidade

Apesar da cor inusitada e da incredulidade de algumas pessoas com a possibilidade de existir um lago roxo — mesmo que temporariamente —, este é um processo totalmente natural. Ninguém despejou litros de um pigmento na cor púrpura para tingí-lo.

Especificamente no caso alemão, a mudança de cor foi provocada por bactérias púrpuras sulfurosas, conhecidas por serem organismos anaeróbicos. A questão é que “essas bactérias geralmente estão mais abaixo na água, então você não pode vê-las”, explica Karl Schindele, responsável pela gestão das águas na região, para o jornal Merkur.

Em determinadas condições específicas, como temperatura, vento e incidência de luz, esses organismos emergem para a superfície do lago. Outro sinal importante para a proliferação dessas bactérias é o baixo nível de oxigênio nas águas. Segundo Schindele, não é possível prever quanto tempo levará para o lago deixar de ser roxo, mas o espetáculo natural deve acabar em breve.

Água do lago é tóxica?

Apesar da mudança de coloração, Schindele não identifica riscos à saúde de pessoas e nem de animais por causa do lago roxo. Diferente das algas-azuis, também conhecidas como cianobactérias, não há produção de toxinas perigosas envolvendo as bactérias roxas presentes no logo alemão. A seguir, confira imagens do lago roxo da Alemanha:

Fonte: Merkur