Inverno chega ao fim com onda de calor nesta quinta (18) e temperaturas de 40ºC
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

Uma onda de calor que chega ao país nesta quinta-feira (18), elevando a temperatura em alguns estados a até 40 °C, deve marcar o fim do inverno no Brasil — que se encerra na próxima segunda-feira (22).
- Tá calor? Em algumas áreas do Brasil, inverno é sinônimo de dias de sol; entenda
- O que é 'mínima invertida'? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
- Qual é o lugar mais frio do Brasil?
Dados meteorológicos do Climatempo indicam que a sexta onda de calor de 2025 vai atingir boa parte do país, com uma massa de ar quente e seco impedindo a formação de nuvens e acumulando o calor.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor como um fenômeno que eleva as temperaturas de uma região em pelo menos 5 °C acima da média, por um período mínimo de 5 dias consecutivos.
Temperaturas elevadas no Centro-Oeste
Entre sábado (20) e domingo (21), a previsão é de que os termômetros de Cuiabá (MT) registrem máximas entre 38 °C e 40 °C.
Em Campo Grande (MS), a onda de calor deve elevar as temperaturas a 35 °C e 36 °C na sexta e no sábado, valores semelhantes aos previstos para Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Onda de calor no Sul e Sudeste
A onda de calor também alcança o Sul do Brasil, com máximas que podem ultrapassar os 35 °C no norte do Paraná. Em Curitiba, os termômetros devem marcar até 29 °C no fim da semana.
No Sudeste, os picos de temperatura devem ocorrer entre sexta-feira e sábado, com regiões como o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais registrando máximas entre 37 °C e 39 °C.
Nas capitais da região, os maiores valores devem ser observados no sábado, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, que devem marcar em torno de 32 °C.
Norte e Nordeste com altas temperaturas
A tendência é de tempo firme e seco no interior do Nordeste, com alerta para baixa umidade do ar no período da tarde. Cidades como Teresina (PI), Picos (PI) e Imperatriz (MA) devem registrar máximas de até 37 °C até domingo.
No Norte, o destaque do calor intenso fica para Palmas (TO) e outras áreas do Tocantins, além de partes do Amapá, onde os termômetros podem superar 37 °C.
Leia mais:
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
- Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Fonte: Climatempo; G1