Gigafábrica da Tesla terá maior telhado solar do mundo

Por Redação | 11.01.2017 às 15:38

A gigafábrica da montadora Tesla em Nevada, nos Estados Unidos, será alimentada por uma fazenda solar de 70 megawatts. A instalação para captar este tipo de energia será a maior do mundo já montada em um telhado.

A informação foi divulgada pelo site The Verge, que afirma que a instalação de painéis solares da Tesla será sete vezes maior do que o maior projeto de telhado solar instalado atualmente. A ideia é que a fábrica não consuma diretamente nenhum tipo de combustível fóssil.

Qualquer excesso de energia gerada pelos painéis ao longo dos dias será guardado para uso posterior com a ajuda da bateria com tecnologia Powerpack, produzida pela SolarCity, empresa que a Tesla adquiriu no ano passado.

A fabricante de veículos elétricos diz que outra instalação especial permitirá uma maior eficiência e zero emissões de carbono, uma vez que grande parte do aquecimento do local será fornecido pelo calor residual do processo de fabricação de baterias.

Mas os painéis solares não serão a única parte sustentável da gigafábrica. Um sistema de água em circuito fechado vai recircular 400 mil litros de água no edifício, reduzindo o uso de água doce em 80% em comparação com os processos atuais. Além disso, uma instalação permitirá que células de bateria fabricadas por lá também sejam recicladas no local.

A fábrica de Nevada está sendo erguida em um terreno de mais de 11,5 km² e permitirá que a fábrica passe por muitos processos de expansão. Quando a segunda fase da gigafábrica da Tesla for concluída, a produção anual de células de bateria deve ser maior do que a produção mundial de todas as células de bateria de íon de lítio em 2013, e seria suficiente para fornecer armazenamento de energia para 500.000 unidades de carros Model 3.

Via The Verge