Publicidade

Furacão Idalia chega aos EUA com potenciais catastróficos

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Unsplash
NASA/Unsplash

Na manhã desta quarta-feira (30), o furacão Idalia atingiu solo americano — mais precisamente a Flórida. Para se ter uma noção, o fenômeno chegou a ser considerado como categoria 4 (em uma escala de 1 a 5), mas abaixou para a categoria 3. Mesmo assim, os possíveis impactos catastróficos assustam a população: milhares de pessoas já deixaram suas casas.

O Idalia se formou no último domingo (27) no Caribe, perto do sudeste do México. A formação da tempestade impactou primeiro o estado mexicano de Quintana Roo, onde está localizada Cancún, com chuvas fortes. Mas o alerta dos cientistas é que as tempestades devem ficar cada vez mais potentes.

Na segunda-feira (28), em Cuba, milhares de pessoas abandonaram suas casas por causa da ameaça do furacão. O serviço ferroviário local suspendeu as viagens e o transporte marítimo de passageiros foi interrompido.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já na terça-feira (29), foi a vez do governo da Flórida orientar os moradores a deixar suas casas, principalmente aqueles da região oeste do estado.

Furacão Idalia na Flórida

De acordo com anúncio feito pelo National Hurricane Center (NHC), os ventos chegavam a 201 km/h no início do dia, mas a estimativa é que alcancem a velocidade de 209 km/h. "Esses gráficos de probabilidade de velocidade do vento são baseados nas previsões oficiais de rastreamento e intensidade do vento", explica o órgão em seu site oficial.

Em coletiva de imprensa, o governador do estado norte-americano, Ron De Santis, alertou para que a população tome as precauções apropriadas. “Nunca vimos tempestades desta magnitude nesta parte da Flórida", afirmou. "Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais", completou o governador.

Antes de chegar ao continente, Idalia produziu chuvas que começaram a inundar partes da Flórida. Imagens de fortes chuvas também foram capturadas ao sul de Tampa, próximo a Palma Sola Causeway, em Bradenton.

Furacão Idalia assusta população

Nas redes sociais, diversas imagens da situação na Flórida ajudam a entender os potenciais catastróficos do furacão. "Os ventos catastróficos do furacão Idalia na Baía de Tampa estão aumentando as inundações e a tempestade. Ondas batem nas pistas de Courtney Campbell Causeway perto de Clearwater, Flórida", diz uma das publicações:

Continua após a publicidade

Em outras imagens divulgadas nas redes, podemos ver uma comparação da Horseshoe Beach antes e depois da chegada do fenômeno:

O NHC também alerta que as águas mais profundas ocorrerão ao longo da costa imediata em áreas de ventos terrestres, onde a tempestade será acompanhada por ondas grandes e perigosas. “As inundações relacionadas com a onda dependem do momento relativo da onda e do ciclo das marés e podem variar muito em distâncias curtas”, anunciou o órgão.

Continua após a publicidade

Como se forma um furacão?

Para entender como um furacão se forma, Podemos definir esse fenômeno como uma poderosa tempestade tropical que se forma sobre oceanos quentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais.

A formação de um furacão envolve vários fatores complexos, como águas quentes, levando em consideração que a temperatura da superfície do mar deve ser pelo menos de cerca de 26,5 °C, uma camada de atmosfera instável (o que permite a rápida ascensão do ar úmido e quente) que ocorre quando a temperatura diminui rapidamente com a altitude, e uma perturbação inicial (como uma onda tropical ou uma área de baixa pressão).

Além de ficar alerta a respeito do furacão Idalia, vale também entender qual a diferença entre ciclone, tornado e furacão: ciclone é um termo genérico que abrange vórtices de vento girando em sentido horário ou anti-horário. Então um furacão é um ciclone tropical no Atlântico e no nordeste do Pacífico, enquanto tufão ocorre no noroeste do Pacífico. Um tornado é um funil de vento de alta velocidade que se forma a partir de tempestades severas, geralmente em terra.

Continua após a publicidade

Fonte: FOX Weather (1, 2), National Hurricane Center