Fóssil encontrado no Brasil é de réptil 'avô' dos dinossauros
Por Júlia Putini • Editado por Luciana Zaramela |

Um novo fóssil descoberto no Rio Grande do Sul pode revelar a história dos antepassados dos dinossauros. O Gondwanax paraisensis possui particularidades que nunca haviam sido observadas pelos cientistas até então. A pesquisa foi feita pelo paleontólogo Rodrigo Temp Müller, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Desodorantes em aerossol podem poluir mais o ar do que carros
- Horário de verão não volta em 2024; entenda os motivos
Publicado em setembro na revista científica Gondwana Research, o estudo demonstrou que o fóssil possui uma vértebra a mais na região que une a bacia com a coluna vertebral. A adição torna a junção mais sólida e rígida. Até então, os fósseis encontrados apresentam apenas duas vértebras nessa região.
"Isso provavelmte permitiu que eles aplicassem mais força na passada e na corrida, o que deve ter culminado no bipedalismo [capacidade de andar sobre duas patas]", descreve Müller em entrevista ao Canaltech.
O animal se trata de um réptil e não propriamente um dinossauro. Por isso, pode ser considerado como o "avô", ou seja, o potencial ancestral dos gigantes carnívoros que vieram depois. Ele habitava a Terra há 237 milhões de anos, em um período conhecido com Pangeia, quando todos os continentes ainda estavam unidos.
Pequeno e leve, o animal pesava até 3 kg e tinha mais ou menos um metro de comprimento. O réptil era quadrúpede e um ágil corredor, com bastante força nas pernas traseiras.
O paleontólogo contou também que recentemente foi encontrado na mesma bacia fossilífera um esqueleto completo de outro animal que provavelmente é da mesma espécie que o Gondwanax. Ele ainda será preparado para estudos futuros, mas já representa uma luz para a compreensão do passado.
"O que a gente espera é chegar no status que a gente está da origem dos dinossauros, mas desses precursores para construir cenários macro evolutivos mais robustos", finalizou o paleontólogo.