Fim de outubro traz pancadas de chuva e ciclone extratropical
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •

Nesta segunda-feira (21), ingressamos na última quinzena de outubro. O mês deve fechar com pancadas de chuva e formação de ciclone extratropical, de acordo com o boletim mais recente do Climatempo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens
- Ciclone quase completo é destaque em incrível foto de satélite
A previsão aponta áreas de chuva no interior da região Sudeste e em parte do Centro-Oeste do país. A estimativa é a seguinte:
- Terça-feira (22): frente fria com fraca intensidade passa na costa gaúcha
- Quarta-feira (23): frente fria avança até a altura do litoral de São Paulo.
- Quinta-feira (24): Formação de uma frente fria (frontogênese) e de um ciclone extratropical (ciclogênese)
Ciclone extratropical
A instituição de meteorologia menciona que o ciclone extratropical deve se organizar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul no decorrer da quinta-feira, 24 de outubro.
Segundo os meteorologistas, o ciclone extratropical deve alcançar uma pressão atmosférica muito baixa no seu centro, abaixo de 1000 hectopascais (hPa).
Vale observar que centros de baixa pressão atmosférica, com 1000 hPa ou menos de 1000 hPa podem ser perigosos, levando em consideração o potencial para provocar tempestades.
A previsão indica que Uruguai, Paraguai e Argentina enfrentam uma semana com grande risco para tempestades e ventania por causa da formação desse ciclone.
Previsão do tempo no Brasil
A previsão do tempo no Brasil por região é a seguinte, para este fim de outubro:
Região Sul
Tempo seco com a presença de ar frio de origem polar. Aumento das condições para pancadas de chuva. Temporal e ventania na quarta, a quinta e a sexta.
Região Sudeste
Áreas de nuvens e chuva sobre o Espírito Santo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. Pencadas de chuva em São Paulo a partir de terça-feira.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade perdem forças, mas o ar quente úmido continua sobre a região. Nuvens carregadas ao longo da semana. No Mato Grosso do Sul, as condições para a chuva, e com risco de temporais, tendem aumentar na quinta-feira.
Região Nordeste
Pancadas de chuva pelo interior da Bahia, Maranhão e Piauí. Massa de ar seco predomina toda a região e inibe a formação de grandes nuvens. Temperatura aumenta (mais de 40°C no centro-oeste da Bahia, no sertão, no interior do Piauí e do Maranhão).
Região Norte
Massa de ar seco ao longo da semana. Pouca chuva no Pará, Amapá e Roraima. A maior frequência de pancadas de chuva deve ocorrer em áreas do centro-oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia. No Tocantins, muitas nuvens e pancadas de chuva, com o tempo seco a partir de terça-feira.
Fonte: Climatempo