Espanha enfrenta pior enchente em décadas
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Desde a terça-feira (29), a enchente na Espanha tem sido considerada como a pior das últimas décadas no país. A inundação tomou conta de Málaga a Valência, e deixou mortos e desaparecidos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Qual é a diferença entre enchente, inundação e alagamento?
- Enchentes: quais doenças podem chegar com as chuvas?
A situação da Europa não está fácil no que diz respeito às enchentes. Depois que o Sul da Alemanha enfrentou alagamentos, a Espanha se tornou o cenário de um fenômeno desastroso.
Para se ter uma noção, de acordo com a Agencia Estatal de Meteorología (Aemet), Valência recebeu o equivalente a um ano de chuva em apenas oito horas. Este dilúvio causou inundações repentinas, destruindo casas e levando veículos.
Em resposta ao ocorrido, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, pediu que as pessoas ficassem em casa e seguissem as orientações dos serviços de emergência: "Neste momento, o mais importante é salvar o máximo de vidas possível".
Atualmente, equipes de emergência unem forças com mais de 1.200 soldados para vasculhar o lodo espesso em cidades e vilas cobertas de lama com a intenção de encontrar sobreviventes e limpar estradas.
Ao mesmo tempo, equipes de resgate usaram helicópteros para içar sobreviventes para um local seguro em áreas que ainda estavam inundadas.
Vítimas da enchente
As autoridades locais não divulgaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas, mas por enquanto o número de mortos confirmados é de 92 — e estima-se que já são 150 vítimas da enchente.
Por conta da situação, o governo da Espanha chegou a declarar três dias de luto. Nas redes sociais, podemos ver diversos registros do fenômeno:
Mas o alerta ainda está lançado, considerando que o rei Felipe VI alertou que a emergência "ainda não acabou".
Alerta de chuvas
E por falar em alerta, a Aemet colocou partes da região de Valência no nível de alerta máximo para mais chuvas torrenciais nesta quinta-feira (31).
"A emergência meteorológica não terminou. Os danos continuam em Espanha. Estão ocorrendo tempestades muito intensas, ontem na Andaluzia, hoje em Castellón. Vamos continuar assim durante a maior parte da semana", diz o serviço meteorológico.
Fonte: European Space Agency, Aemet