Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erupção de vulcão na Indonésia gera novo alerta de tsunami

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Maio de 2024 às 10h27

Link copiado!

Gary Saldana/Unsplash
Gary Saldana/Unsplash

Após nova erupção de vulcão na Indonésia, os moradores da ilha de Tagulandang aguardam serem retirados por equipes de resgate nesta quarta-feira (1). O momento ainda é de tensão, já que há risco de novas erupções por parte do vulcão conhecido como Monte Ruang, além do alerta para um possível tsunami.

Segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, centenas de moradores da ilha próxima ao vulcão Ruang ainda aguardam o resgate. O local é habitado por cerca de 12 mil pessoas, mas alguns habitantes ainda não estavam restabelecidos desde o último incidente. 

Há aproximadamente 10 dias, o mesmo vulcão na Indonésia já tinha entrado em erupção, causando estragos em ilhas próximas, como Tagulandang, e outro alerta de risco de tsunami foi emitido. No entanto, a probabilidade não se confirmou.

Continua após a publicidade

Erupção de vulcão na indonésia

Em relação ao novo episódio de atividade vulcânica, tudo começou na terça-feira (30). Pelo menos três novas erupções foram registradas no Monte Ruang, o que liberou uma coluna de cinzas com mais de 5 km de altura.

Por segurança, as autoridades locais estabeleceram uma zona de exclusão de 6 km ao redor do vulcão na Indonésia para que fossem evacuadas. A medida foi adotada de forma preventiva, já que há risco de tsunamis causados ​​pela queda de material vulcânico no mar.

Risco de tsunami na Indonésia

Conforme aponta a agência de notícias Reuters, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) emitiu o alerta de mais alto risco em relação a um possível tsunami, após a nova série de erupções.

O tremor dos especialistas é que parte do Monte Ruang caia no mar, junto a outros destroços e rochas incandescentes, provocando um tsunami, com a força do impacto.

Indonésia no Círculo de Fogo

Continua após a publicidade

O elevado nível de atividade vulcânica observada na Indonésia está relacionada com a localização do arquipélago, na região conhecida como Círculo de Fogo do Pacfício (ou Anel de Fogo do Pacífico). Este ponto é conhecido por concentrar o maior número de erupções vulcânicas do mundo.

A seguir, confira as imagens da última erupção de vulcão na Indonésia:

Fonte: Reuters