Publicidade

Equipamento fotográfico de quase 100 anos é encontrado em geleira no Canadá

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2022 às 17h46

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Teton Gravity Research
Imagem: Reprodução/Teton Gravity Research

Uma equipe de cientistas e exploradores encontrou, após meses de busca, uma enorme quantidade de equipamento fotográfico deixada para trás pelo fotógrafo e cartógrafo Bradford Washburn em 1937, no Canadá.

Washburn foi o responsável por imagens incríveis de montanhas nos Estados Unidos e no Canadá, além de ter sido um dos pioneiros da aerofotografia para o estudo de montanhas. Em uma expedição ao Monte Lucania, terceiro mais alto do Canadá, ele foi obrigado pelo tempo ruim a se livrar de boa parte de suas câmeras, equipamentos de pesquisa e suprimentos para sair com vida.

Continua após a publicidade

Para a equipe de busca, foi como procurar uma agulha em um palheiro: em 85 anos, as geleiras que cobrem a montanha podem se mover e mudar drasticamente de forma. Sabia-se que o equipamento havia ficado na remota Geleira de Walsh. Foi comparando a paisagem atual com fotografias da época e calculando a taxa com que a geleira deve ter se movido que eles chegaram à localização precisa.

A responsável pelos cálculos foi a cientista Dora Medrzycka, da Universidade de Ottawa. Ela afirma que a Geleira de Walsh revelou um comportamento atípico, tendo picos de movimento de um ou dois anos a cada década. Isso dificultou a busca, mas o equipamento foi encontrado cerca de 5 quilômetros abaixo do que se imaginava inicialmente, a um total de 22 quilômetros de distância de onde havia sido deixado.

O equipamento encontrado inclui uma câmera de aerofotografia Fairchild F-8 e duas filmadoras da época ainda com filmes dentro delas. Os exploradores esperam conseguir revelá-lo para obter imagens inéditas das geleiras e entender mais de seu processo de mudança ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider Via: Science Alert