Publicidade

Diversidade genética diminuiu globalmente, segundo estudo

Por  | 

Compartilhe:
jcomp/freepik
jcomp/freepik

A diversidade genética em animais e plantas diminuiu globalmente nas últimas três décadas, como diz um estudo feito com mais de 600 espécies. Perda de habitat, mudanças climáticas, espécies invasoras e novas doenças são algumas das principais culpas disso.

Para chegar a essa conclusão, cientistas revisaram internacionalmente 882 estudos que mediram mudanças na diversidade genética entre 1985 e 2019 em 628 espécies de animais, plantas e fungos.

De acordo com os pesquisadores, se surgir uma nova doença ou houver uma onda de calor, pode haver alguns indivíduos na população que tenham certas características que os capacitem a tolerar essas novas condições.

Os autores encontraram perturbações ecológicas em 65% das populações que estudaram, mas eles notaram que a perda de diversidade genética ocorreu mesmo quando nenhuma perturbação foi relatada, sugerindo um “nível de fundo de perda de diversidade genética entre espécies”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Acreditamos que isso representa a crise mais geral da biodiversidade que o planeta está enfrentando e os efeitos mais amplos das perturbações ecológicas como as mudanças climáticas”, diz a equipe, em comunicado. O artigo foi publicado na revista Nature.

Perda de diversidade genética

O estudo ressalta que a perda de diversidade genética ocorre globalmente e é uma previsão realista para muitas espécies, especialmente pássaros e mamíferos, diante de ameaças como mudança no uso da terra, doenças, fenômenos naturais.

"Estratégias de conservação projetadas para melhorar as condições ambientais, aumentar as taxas de crescimento populacional e introduzir novos indivíduos (por exemplo, restaurando a conectividade ou realizando translocações) podem manter ou até mesmo aumentar a diversidade genética", diz o estudo.

"Nossas descobertas ressaltam a necessidade urgente de intervenções de conservação ativas e geneticamente informadas para deter a perda de diversidade genética", concluem os autores.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | ROBÔ DE UM ANIMAL EXTINTO

Fonte: The Guardian

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*