Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desmatamento na Amazônia em janeiro foi 61% menor que em 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 10h33

Link copiado!

CIAT/NeilPalmer
CIAT/NeilPalmer

Imagens de satélite do sistema de monitoramento DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam que o desmatamento na floresta amazônica caiu em janeiro de 2023. O número divulgado em relatório oficial mostra uma queda de 61% em relação ao mesmo período no ano passado.

O primeiro indicador de desmatamento anunciado em 2023 pelo INPE mostra um avanço em relação a 2022: dos assustadores 430 quilômetros quadrados de mata perdida em janeiro do ano passado, no mesmo mês deste ano este número caiu para 167 quilômetros quadrados. A menor taxa registrada pelo sistema DETER para janeiro foi em 2017, quando apenas 58 quilômetros quadrados de floresta foram perdidos.

Continua após a publicidade

O avanço na preservação amazônica em 2023 “pode refletir a retomada da agenda ambiental pelo governo”, afirmou a em nota a ONG WWF Brasil. Ela ressalta, porém, que os números devem ser vistos com cautela e “ainda é cedo para se falar em uma inversão na tendência”.

Existem ainda outros motivos para aguardar os próximos meses para confirmar uma nova tendência: as imagens de satélite do início do ano são dominadas por nuvens devido às chuvas frequentes no período. Além disso, o DETER é um projeto que emite alertas emergenciais mas não é o instrumento oficial do INPE para quantificar o desmatamento na Amazônia — para isso existe outro programa chamado PRODES.

Fonte: Phys.org