Publicidade

Desastre glacial que atingiu a Índia não deve ser o último, dizem especialistas

Por| 11 de Fevereiro de 2021 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/David Mark/Pixabay
Reprodução/David Mark/Pixabay

Na semana passada, uma explosão glacial na Índia provocou uma terrível enchente no Himalaia, e cientistas já alertam para um novo evento do tipo. De acordo com especialistas, o desastre deve acontecer novamente, pois a região está transformada devido às mudanças climáticas.

A Ásia conta com alguns dos maiores cursos de água do mundo, desde a Índia até a China, que percorrem milhares de quilômetros. Essas águas também são fonte de renda de diversos pescadores e agricultores, além de fornecer água potável a bilhões de pessoas. Porém, com os efeitos das mudanças climáticas, os rios estão encolhendo a cada vez mais, o que não só prejudica o consumo de água como também aumenta os riscos de deslizamentos e alagamentos.

Continua após a publicidade

Além dos impactos climáticos, os rios estão sob a ameaça das construções de barragem e da poluição, com o despejo de dejetos sólidos e líquidos, e também da mineração de pedra e de areia. No desastre da semana passada, a explosão glacial formou uma parede d'água que atingiu um vale, destruiu pontes, estradas e atingiu duas usinas hidrelétricas, deixando dezenas de pessoas mortas e mais de 170 desaparecidas. 

Ainda não há uma confirmação sobre o que provocou o desmoronamento da geleira, mas as suspeitas estão relacionadas à construção de projetos hidrelétricos em regiões vulneráveis a terremotos. Se a suposição for confirmada, os especialistas saberão que não houve um planejamento adequado, tampouco uma avaliação de impacto e geológica. 

Não é de hoje que especialistas vêm alertando sobre os impactos das mudanças climáticas no Himalaia, com pesquisas mostrando que as barreiras de gelo estão derretendo mais rápido desde a virada do século. Esse derretimento acaba prejudicando a qualidade de vida das pessoas da região, que ficam sem água e agricultura, além de colocar suas vidas em risco. 

 

Continua após a publicidade

Fonte: Science Alert