Publicidade

Como se formam os diferentes tipos de nuvens e o que indicam sobre o tempo?

Por  | 

Compartilhe:
Taylor Van Riper/Unsplash
Taylor Van Riper/Unsplash

As nuvens se formam quando o vapor d'água na atmosfera condensa em pequenas gotículas ou cristais de gelo, criando diferentes tipos e formatos que podem nos ajudar a prever o tempo. Dependendo das condições atmosféricas, podem indicar desde um dia ensolarado até a chegada de uma tempestade. Entenda como se formam os diferentes tipos de nuvens e o que indicam sobre o tempo.

A formação das nuvens ocorre quando o ar quente e úmido sobe na atmosfera, resfria e atinge um ponto de saturação, levando à condensação do vapor d'água. 

Como as nuvens de formam?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse processo ocorre quando o ar atinge seu ponto de saturação, ou seja, quando não consegue mais reter toda a umidade em forma de vapor.

A temperatura e a altura em que essa condensação acontece determinam o tipo de nuvem que se forma. Nuvens mais baixas, como stratus, são compostas por gotículas de água, enquanto nuvens mais altas, como cirros, são feitas principalmente de cristais de gelo.

Já as nuvens cumulonimbus, que se estendem por diversas altitudes, podem conter uma combinação de gotículas e gelo, sendo responsáveis por tempestades e chuvas intensas.

Diferentes tipos de nuvens

O formato e a altura em que essa condensação ocorre determinam o tipo de nuvem. Os principais são:

Nuvens cúmulos

Formam quando o Sol aquece a superfície da Terra, fazendo com que o ar quente suba. Elas têm um aspecto de bolas de algodão e costumam aparecer em dias ensolarados.

Continua após a publicidade

Nuvens cumulonimbus

Quando há muita umidade e diferença de temperatura entre as camadas da atmosfera, os cúmulos podem crescer verticalmente e se tornar cumulonimbus, que são responsáveis por chuvas fortes, trovões e até tempestades.

Nuvens cirros

Formam em altitudes elevadas e são compostas por cristais de gelo. São nuvens finas e esbranquiçadas, geralmente associadas a mudanças no tempo.

Continua após a publicidade

Nuvens stratus

São camadas contínuas de nuvens que podem cobrir o céu inteiro. Quando ocorrem próximo ao solo, formam neblina.

Nuvens lenticulares

Formam-se sobre montanhas ou regiões com forte fluxo de vento, tendo um formato parecido com discos voadores.

Por isso, observar os diferentes tipos de nuvens pode ser uma ferramenta valiosa para antecipar mudanças no clima e entender melhor os fenômenos atmosféricos.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation