Publicidade

Como a neve é formada? Precipitação de floco de cristal de gelo é rara no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Arthur Puls/Flickr
Arthur Puls/Flickr

A chegada de uma forte onda de frio pode causar fenômenos raros até mesmo em um país tropical como o Brasil. A combinação de baixas temperaturas, umidade adequada e correntes ascendentes de ar pode propiciar a ocorrência de neve em algumas regiões.

São raros os registros de precipitação de flocos de cristal de gelo no território brasileiro. Contudo, a maior frequência de neve ocorre em regiões de maior altitude no Sul do país, principalmente em municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como:

  • Cambará do Sul (RS)
  • São José dos Ausentes (RS)
  • Gramado e Canela (RS)
  • São Joaquim (SC)
  • Urupema (SC)
  • Bom Jardim da Serra (SC)
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A formação da neve

Para nevar, é necessária a ocorrência de algumas condições atmosféricas específicas. São elas:

  • Temperaturas abaixo de zero: as temperaturas precisam estar negativas desde as nuvens até o solo, para que os flocos de neve não derretam antes de chegar à superfície;
  • Umidade adequada: a formação de nuvens carregadas de cristais de gelo depende da presença de umidade;
  • Correntes ascendentes de ar: movimentos ascendentes ajudam a elevar o ar úmido, favorecendo a formação de nuvens no céu.

A neve geralmente é produzida por nuvens do tipo estrato — camadas uniformes que cobrem o céu como um manto cinzento —, mas também pode ter origem em nuvens do tipo cúmulo — densas e arredondadas, com aparência de algodão.

Os cristais de gelo se formam e se agrupam dentro das nuvens, caindo do céu e chegando ao solo ainda no estado congelado. Com o passar do tempo, a neve se acumula na superfície, formando uma camada espessa de gelo que derrete ao longo das horas ou dias.

Cenários inusitados de neve

Apesar da rota da neve apontar para os estados do Sul do Brasil, alguns outros locais já tiveram registros da queda de flocos de gelo, como foi o caso do Rio de Janeiro. A última vez que nevou em terras fluminenses foi no dia 26 de setembro 2012, no Parque Nacional do Itatiaia

Continua após a publicidade

O espaço, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também verificou a ocorrência de neve nos anos de 1985 e 1988.

Já no Mato Grosso do Sul, moradores puderam presenciar a neve no dia 14 de julho de 1975. Na época, o local ainda fazia parte do estado unificado de Mato Grosso, antes da divisão territorial que criou o Mato Grosso do Sul em 1977. O Climatempo informa que, naquele ano, foi registrada uma das ondas de frio mais intensas do século XX no Brasil.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?

 

Fonte: Climatempo; ICMBio

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*