Publicidade

Com massa de ar polar, intensa onda de frio chega ao Brasil

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Wirestockc/Freepik
Wirestockc/Freepik

Para o final de semana, uma forte onda de frio deve se instalar no Brasil, derrubando as temperaturas em diversas capitais do país, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (9), os termômetros já começaram a baixar em vários municípios devido à chegada da massa de ar polar.

Em São Paulo, a temperatura mínima prevista para sábado (10) é 9 ºC, enquanto isso, no domingo (11), o valor pode chegar a 7 ºC. Até então, a menor mínima do ano foi de 10,4 °C, no dia 29 de maio, segundo a empresa de meteorologia Climatempo.

No caso do Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar a 19 ºC no sábado e a 12 ºC no domingo. Para os cariocas, a menor temperatura mínima do ano foi registrada no dia 20 de julho, com 11,9 °C. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em Curitiba, os termômetros podem despencar para 2 ºC no sábado. Se o cenário se confirmar, esta deve ser a menor mínima do ano na capital, em pleno inverno

Em paralelo, temperaturas negativas devem ser observadas nas áreas com maior altitude no Sul do país, como Campos de Cima da Serra (Rio Grande do Sul), Planalto de Palmas do Parabá (Paraná) e Planalto Sul Catarinense (Santa Catarina).

Alertas de perigo do Inmet

A queda de temperatura em muitos estados brasileiros é observada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que já emitiu um alerta laranja de “perigo” devido à onda de frio. O fenômeno deve ser observado em todo o Sul do país.

Em paralelo, foi emitido outro alerta laranja para o declínio das temperaturas previsto para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Há ainda um alerta amarelo (de menor impacto) para as baixas temperaturas envolvendo Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Goiás e até Rondônia. Todo o cenário é acompanhado por baixa umidade e alertas de geadas no Sul. Pode ser que neve também.

Vale destacar que a chegada dessa massa de ar polar tem relação com a "onda de calor" registrada, durante os últimos dias, na Antártida.

Continua após a publicidade

Onda de frio mais forte do ano?

Diante da previsão do tempo com a massa de ar polar, vale se perguntar se essa será a maior onda de frio do ano, mas adiantamos que a resposta é, muito provavelmente, não. 

"Embora não seja tão intensa quanto as massas de ar frio do fim de junho e da primeira metade de julho, esta incursão de ar frio de agora terá uma abrangência maior no território brasileiro e com temperaturas mais baixas no Centro do país do que nos eventos de um mês atrás”, afirma o serviço de meteorologia MetSul, em nota.

A queda nas temperaturas é provocada por uma incursão de ar frio de trajetória continental (que se espalha pelo interior do continente). "Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul vai favorecer que o ar frio consiga avançar mais e com maior intensidade desta vez pelo interior do continente a ponto de alcançar vários estados”, complementa a MetSul. 

Continua após a publicidade

Fonte: Inmet, MetSul, Climatempo