Publicidade

Cientistas descobrem que corais conseguem 'caminhar' em direção à luz

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Dr. Brett Lewis
Reprodução/Dr. Brett Lewis

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Austrália descobriu o mecanismo usado por um coral para se movimentar. O estudo feito por cientistas da Queensland University of Technology, desvendou como o coral-cogumelo de vida livre, como é chamado o Cycloseris cyclolites, consegue "caminhar".

Ele leva esse nome pelo seu formato, parecido com o do fungo, mas seu modo de locomoção lembra o das águas vivas, por gerar pulsos. Veja abaixo o movimento dele:

 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E essa não é a única particularidade do coral-cogumelo: ele também navega em direção à luz. Essa espécie pequena migra para diferentes recifes, muitas vezes em busca de melhores condições de iluminação.

Utilizando imagens de alta resolução aceleradas, foi possível demonstrar o movimento chamado de inflação pulsada, um processo em que o coral infla e desinfla seu tecido em pulsos rítmicos para se impulsionar.

Estratégia de sobrevivência

Essa capacidade é útil para mais coisas além da movimentação e ajuda os corais a sobreviverem em situações adversas, como ao se endireitarem quando virados de cabeça para baixo. Ou quando emergem ao serem enterrados sob sedimentos após tempestades e na busca por um ambiente mais favorável.

O professor orientador da pesquisa, Brett Lewis, disse em um comunicado à imprensa que a capacidade de se moverem em direção a fontes de luz específicas "é um paralelo fascinante com outras espécies marinhas, como as águas-vivas".

Segundo Lewis, isso que sugere que eles são "mais sofisticados neurologicamente do que se pensava”. Além disso, também foi demonstrado que esse coral exibe uma forte preferência pela luz azul.

Ao todo, 86,7% dos animais dessa espécie se movem em direção a fontes de luz azul, e apenas 20% para luz branca. A habilidade de distinguir entre diferentes comprimentos de onda de luz está conectada com uma preferência por habitats de águas mais profundas.

Nesses locais, os comprimentos de onda azuis são a maioria, o que torna crucial distinguir as diferentes fontes para atingir profundidades ideais para sobrevivência, reprodução e dispersão.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO:  Como IDENTIFICAR uma chamada de SPAM

Continua após a publicidade

Fonte: plos one  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*