Cientistas confirmam existência de 40 crateras sob lago nos EUA
Por Júlia Putini • Editado por Luciana Zaramela |
O Laboratório de Pesquisa Ambiental dos Grandes Lagos (GLERL) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) confirmou a existência de 40 estruturas circulares no fundo do Lago Michigan (EUA).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 50 sepulturas de vikings são descobertas na Dinamarca em achado raríssimo
Enquanto usavam sonares, em 2022, cientistas avistaram pela primeira vez algumas depressões circulares. Com medidas entre 91 e 183 metros, as crateras motivaram uma expedição, realizada somente em agosto deste ano. Distribuídas em linha reta em direção a Port Washington, elas são classificadas como dolinas, buracos no solo gerados pela dissolução de rochas cáusticas.
Presentes em outras partes do mundo, esses buracos, também são chamados de sumidouros, abrigam águas subterrâneas que podem conter formas de vida primitiva. No Lago Huron, também no Michigan, as dolinas contêm água com pouco oxigênio e muito enxofre, nutrindo comunidades de micróbios, similar a vida na Terra há cerca de 2,5 bilhões de anos.
Para descobrir quais tipos de vida o Lago Michigan pode abrigar serão necessários mais estudos sobre a composição da água no local, entre outros fatores.
Veja também: