Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bela foto de satélite mostra lagos verde, amarelo e azul na Etiópia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2022 às 14h30

Link copiado!

Imagem: NASA/USGS/Reprodução
Imagem: NASA/USGS/Reprodução
Tudo sobre NASA

Um trio de lagos na Etiópia, cada um de uma cor, apareceu lado a lado em imagem registrada pelo satélite Landsat 8, da NASA. Antigamente um só corpo d’água, o trio acabou se separando e evoluindo de forma diferente até que um chegasse a cor verde, um se tornasse amarelado e o último azul.

Há 10.000 anos, o Lago Galla, no sul da Etiópia, começou a encolher por conta de mudanças no regime de chuvas da região e o movimento de placas tectônicas. O resultado, cerca de 8.000 anos depois, foi a formação de três lagos separados.

Continua após a publicidade

Os lagos Shala (azul), Abijatta (verde) e Langano (amarelo) não teriam nada fora do normal se não fossem suas cores tão distintas apesar de serem tão próximos e compartilharem a mesma origem. A explicação para este fenômeno está nas características químicas, profundidade e na biodiversidade que abrigam.

O Lago Shala, o maior e mais profundo dos três, ocupa a área de uma antiga caldeira vulcânica. Com alta salinidade e alcalinidade (pH elevado), ele abriga vários microrganismos e crustáceos, além de receber pássaros como flamingos e pelicanos.

Esverdeado por conta da forte presença de fitoplâncton, algas e bactérias capazes de fazer fotossíntese, o Lago Abijatta é o mais variável dos três. De profundidade máxima de 14 metros, o lago perdeu cerca de um terço de sua área nos últimos 50 anos. Cientistas atribuem essa perda às mudanças de uso do solo em seu entorno.

Continua após a publicidade

Já o Lago Langano apresenta um tom amarelado pela quantidade de sedimentos que recebe de rios que desaguam nele. O lago é um destino popular na região por ser o único nos arredores livre do parasita causador da esquistossomose.

O satélite Landsat 8, responsável pelas fotos, faz parte de um programa gerenciado pela NASA e pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os satélites Landsat vêm há mais de 40 anos coletando e disponibilizando gratuitamente imagens de toda a Terra.

Fonte: NASA