Aranhas pré-históricas são encontradas presas em âmbar com filhotes "nos braços"

Aranhas pré-históricas são encontradas presas em âmbar com filhotes "nos braços"

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 30 de Setembro de 2021 às 20h30
Xiaoran Zuo

Há cerca de 99 milhões de anos, aranhas e seus quase futuros filhotes foram "capturados" por âmbar, permanecendo intactos dentro da resina, e foram encontrados recentemente por pesquisadores. De acordo com o estudo sobre a descoberta, as criaturas pertenciam à família Lagonomegopidae, que surgiu há, aproximadamente, 359 milhões a 200 milhões de anos, durante o período Carbonífero, vivendo até o período Cretáceo, no Hemisfério Norte, há cerca de 145 milhões a 66 milhões de anos.

Os pesquisadores encontraram as famílias de aranhas ao analisar quatro pedaços de âmbar coletados em Mianmar, o que se tornou a descoberta mais antiga de cuidado materno de aracnídeos, comportamento ainda visto em aranhas modernas. Paul Selden, co-autor do estudo, conta que as características das aranhas que determinaram que elas pertenciam à família Lagonomegopidae são as pernas sem espinha, as estruturas em formato de pelo para detectar vibrações do ar (trichobothria) e os apêndices faciais.

Imagem: Reprodução/Xiangbo Guo, Paul Selden e Dong Ren/Proceedings of the Royal Society B (2021)

O âmbar também preservou os fios de seda que envolviam os ovos das aranhas, possivelmente usados não só para proteger os filhotes, como também para fazer teias. Os outros pedaços da resina endurecida mostravam aranhas que tinham acabado de nascer, também sendo protegidas pela mãe durante um tempo após o nascimento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Fonte: CNN

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.