Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anéis de árvores podem ajudar a prever tempestades solares catastróficas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2022 às 15h31

Link copiado!

Imagem: Reprodução/The University of Queensland
Imagem: Reprodução/The University of Queensland

Você já ouviu falar de um Evento Miyake? Aproximadamente uma vez por milênio, o sol emite um pico de radiação que foi descoberto pela sua influência nas árvores: o histórico por trás deles está registrado em seus anéis de crescimento. O grande problema é que o próximo Evento Miyake pode causar danos inimagináveis na infraestrutura de energia e comunicação global.

O fenômeno nomeado em homenagem a seu descobridor, o cientista japonês Fusa Miyake, consiste em um período de elevada atividade solar com alta emissão de radiação. Miyake analisou os anéis de crescimento de árvores, encontrando, em um certo período, 20 vezes a concentração normal de carbono-14. Esta forma radioativa do elemento contém dois nêutrons a mais em seu núcleo (a forma mais comum do carbono tem 12).

Continua após a publicidade

Como é possível contar a idade das árvores por meio de seus anéis, Miyake e sua equipe souberam quando exatamente estes eventos ocorreram. O último data do ano de 774.

Ciclos solares e eventos Miyake

Sabe-se que o Sol tem ciclos de maior e menor atividade. Com duração aproximada de 11 anos, estes ciclos podem ser acompanhados pelas manchas solares. Mais manchas e mais erupções solares acontecem no período de atividade máxima. Contudo, os eventos Miyake parecem não ter relação com essas mudanças.

“Nós demonstramos que os ciclos não têm correlação com a atividade de manchas solares. Na verdade, alguns destes eventos podem durar de um a dois anos. Em vez de uma única explosão, eles podem ser o resultado de uma tempestade prolongada”, afirma Benjamin Pope, da Universidade de Queensland.

Continua após a publicidade

A equipe de Pope reconstruiu um cenário de 10 mil anos e estima que há uma chance de 1% de um Evento Miyake acontecer na próxima década. Segundo o pesquisador, eles “acontecem aproximadamente uma vez a cada 1.000 anos, mas sua causa não está clara. Não temos como prever exatamente quando será o próximo, nem suas consequências.”

As consequências de um Evento Miyake

Para os pesquisadores, os efeitos que um evento destes teria hoje são inimagináveis. Isso porque a radiação emitida tem potencial de afetar satélites, cabos de internet, linhas de energia e transformadores.

Continua após a publicidade

Fonte: Royal Society Via: Forbes