Aliens? Pirâmide simétrica na Antártica desperta teorias da conspiração na web
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela |

Escondida sob uma camada de neve na Antártica, um pico de montanha tem seu formato suspeitosamente parecido com o de uma pirâmide egípcia — e, caindo nas mãos da internet, é claro que logo surgiram teorias de que mãos humanas ou até mesmo alienígenas estariam por trás de sua confecção. Cientistas, no entanto, garantem que é tudo natural, resultado da erosão.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Cientistas encontram novas forças por trás da origem de montanhas
- Qual a altura máxima que uma montanha pode ter na Terra?
O promontório antártico não tem, na verdade, um nome formal, tendo ganhado sua primeira fama em 2016. Segundo Mauri Pelto, professor de ciências ambientais no Nichols College, contou ao site Live Science, é provável que os cientistas já conhecessem o pico há um bom tempo.
Montanhas piramidais e a erosão
Como conta Pelto, uma base de pesquisas científicas ocupada por pesquisadores do clima fica logo ao sul da montanha, em um local chamado Patriot Hills. De lá, é possível ter um vislumbre do estranho pico. Ele tem 1.265 metros de altura, quase ⅙ do tamanho do Monte Aconcágua, o mais alto da América do Sul (e montanha mais alta fora da Ásia).
A proeminência antártica tem quatro lados escarpados, localizados no sul das Montanhas Ellsworth, uma cadeia avistada pela primeira vez pelo aviador estadunidense Lincoln Ellsworth em 1935. Na região, já foram encontrados fósseis de trilobitas de 500 milhões de anos e outros seres do Período Cambriano, entre 541 e 485,4 milhões de anos atrás.
Acredita-se que os lados íngremes da montanha tenham sido escavados e alisados por centenas de milhões de anos de erosão. No processo, as rochas teriam sido congeladas e descongeladas várias vezes, quando a água e a neve entram nas rachaduras e congelam à noite.
A água, que expande quando congelada, alarga os pequenos buracos da pedra até que a pressão acaba quebrando grandes pedaços da rocha. Três dos lados da pirâmide natural parecem ter erodido ao mesmo tempo, com o último, no lado leste, formando-se mais tarde, independentemente.
Outras montanhas piramidais se formaram da mesma forma, como o Monte Matterhorn, nos Alpes Suíços. Formatos piramidais, ao contrário do que as teorias da conspiração dizem, não são impossíveis — inúmeros picos parecem pirâmides, com duas faces ao invés de três ou quatro. O monte antártico apenas calha de ter o formato exato que nos lembra a pirâmide perfeita.
Leia também:
- Pirâmide de Gizé no Egito não tem só 4 lados; então quantos ela tem?
- Enorme pirâmide enterrada na Indonésia pode ser a mais antiga do mundo
- Perda acelerada de florestas de montanha ameaça a biodiversidade mundial
VÍDEO: Passagem para o submundo Zapoteca
Fonte: Com informações de Live Science