Publicidade

5 plantas esquisitas com comportamento tão estranho que parecem alienígenas

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

Já estamos acostumados com as habilidades dos animais, já que alguns deles parecem ser tirados de história em quadrinhos. No entanto, as plantas não ficam atrás, e podem ser tão surpreendentes quanto qualquer criatura de ficção científica. Algumas espécies desenvolveram mecanismos de defesa, caça ou sobrevivência tão peculiares que parecem alienígenas. 

1. Apanha-moscas

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dionaea muscipula, também conhecida como Vênus-papa-moscas ou apanha-moscas, é uma planta carnívora nativa dos pântanos da Carolina do Norte e do Sul (EUA), famosa por suas folhas em forma de mandíbula que se fecham quando um inseto toca seus pelos sensoriais. Ela captura, digere e absorve nutrientes de suas presas, uma estratégia para sobreviver em solos pobres.

2. Dormideira

Popularmente chamada de não-me-toque, a Mimosa pudica reage de forma impressionante ao menor estímulo físico: suas folhas se retraem rapidamente como mecanismo de defesa. Esse movimento, chamado de tigmonastia, ajuda a afastar predadores e proteger a planta de danos físicos.

3. Raflésia-comum

Simplesmente: a planta mais fedida do mundo. Conhecida como flor-cadáver, a Rafflesia arnoldii exala um cheiro de carne podre para atrair insetos polinizadores, principalmente moscas. Com flores que podem medir até 1 metro de diâmetro, essa planta parasita encontrada nas florestas da Indonésia não possui folhas, caule ou raízes visíveis.

4. Hydnora africana

Continua após a publicidade

A planta subterrânea africana se parece com uma criatura de outro planeta. Vive quase inteiramente enterrada e só mostra sua estranha flor carnuda quando floresce. Também exala odor de fezes em decomposição para atrair besouros, que ajudam em sua polinização.

5. Planta-dançarina

Continua após a publicidade

Desmodium gyrans, também chamada de planta-dançarina, é capaz de movimentar suas folhas secundárias em pequenos giros, mesmo sem toque. Ela responde a estímulos como luz, som e calor, realizando um verdadeiro espetáculo de movimentos rítmicos, algo raro no reino vegetal.

Comportamentos únicos, aparências bizarras e estratégias de sobrevivência surpreendentes fazem dessas plantas estranhas estrelas do mundo botânico, e nos mostram que não são só os animais que podem tirar o nosso fôlego com suas características excêntricas e diferenciadas. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | VASO INTELIGENTE

Fonte: National Wildlife Federation, Pharmacognosy Review